Especialista pede ambiente de trabalho saudável capaz de ser plataforma de crescimento pessoal e profissional

Inicio | Cooperação
Especialista pede ambiente de trabalho saudável capaz de ser plataforma de crescimento pessoal e profissional
29/10/24 - 01:21 pm

Cidade da Praia, 29 Out (Inforpress) – A Universidade de Santiago acolheu hoje um fórum sobre bem-estar no trabalho, tendo a consultora Dilara Spencer considerado que é preciso haver um ambiente de trabalho saudável que representa uma plataforma de crescimento pessoal e profissional. 

A segunda edição do fórum tem a duração de dois dias e visa estimular a partilha de conhecimento e explorar metodologias inovadoras adaptadas às dinâmicas organizacionais contemporâneas, focado no fortalecimento e bem-estar das empresas e instituições. 

Durante o evento, que reuniu líderes empresariais, gestores de recursos humanos, profissionais de saúde e académicos, a consultora e membro da organização do evento Dilara Spencer considerou que as pessoas devem contribuir para uma sociedade mais humanizada e desmistificar esta questão da saúde mental.  

Fez referência que os factores que interferem na saúde mental impactam o estado mental e emocional e o bem-estar financeiro, sendo este um dos “pilares primordiais” que tem causado um impacto na vida das pessoas e consequentemente tem contribuído para a “velhice da saúde mental”. 

“Globalmente estima-se que mais de 264 milhões de pessoas vivem com depressão, numa condição debilitante que afecta profundamente a qualidade de vida. No contexto laboral cerca de 85% dos trabalhadores enfrentam problemas de saúde mental ao longo das suas carreiras”, apontou a responsável. 

Indicou que em Cabo Verde a situação é “particularmente complexa”, pois os factores sociais e económicos contribuem para o enraizamento da depressão e do suicídio.

Considerou também que a sociedade apesar dos progressos ainda cultiva uma visão que relega um sofrimento psíquico ao domínio privado, como algo que se oculta e em muitos casos se enfrenta sozinho. 

O Presidente da República presidiu à abertura do evento e no seu discurso destacou a necessidade de ter um sistema de gestão de recursos humanos, frisando que o país tem um “grande vazio” na gestão das pessoas no ambiente de trabalho.

Por outro lado, o psiquiatra brasileiro Saulo Barbosa abordou a relação entre segurança financeira e saúde mental, afirmando que a ausência de segurança financeira aumenta a ansiedade. 

Neste caso, apontou que buscar a estabilidade financeira pode trazer calma, e que a saúde mental em relação a finanças não deve estar em extremos, nem sacrificar o bem-estar por dinheiro, nem viver sem o mínimo necessário. 

Durante o fórum vão ser ainda debatidos temas como “O Well-being e a saúde mental como eixo estratégico para o negócio” e “Financeiramente saudável: como alcançar o bem-estar financeiro no trabalho e na vida”, que serão conduzidos por especialistas nacionais e estrangeiros.

OS/AA

Inforpress/Fim

 

Partilhar