Cidade da Praia, 29 Out (Inforpress) – A Organização das Mulheres em Cabo Verde (OMCV) lançou hoje, na Praia, um manual de formação sobre assédio e importunação sexual, para ajudar a organização da sociedade civil e instituições que trabalham com a igualdade de género.
O manual foi desenvolvido no âmbito do projecto "Empoderamento de mulheres e meninas em Cabo Verde: O caminho para o desenvolvimento”, financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América e promovido pela OMCV.
Segundo a presidente da OMCV, Eloisa Gonçalves, este manual contém definições e conceitos que vão contribuir para a "desnaturalização" da questão do assédio e serve também de apoio para os activistas e antenas das comunidades que tratam dessa questão.
Eloisa Rodrigues destacou ainda a agenda de "Empoderamento económico das mulheres em Cabo Verde" como outro instrumento importante concluído neste projecto, que visa definir prioridades e recomendações de políticas e iniciativas para criar mais oportunidades económicas para as mulheres e meninas no país e, por consequência, aumentar a autonomia financeira delas.
A mesma fonte, apontou que este instrumento traz um conjunto de desafios no empoderamento das mulheres em Cabo Verde, nomeadamente, o trabalho não remunerado, incentivos ao acesso ao crédito e ainda incentivos às instituições de micro-finanças.
A responsável destacou ainda desafios, a nível de mais apoio às vítimas da violência baseada no género, de modo a ganharem as suas independências.
Esta responsável considerou igualmente que estes dois instrumentos podem ajudar as instituições na conclusão de políticas públicas para este sector.
A apresentação destes instrumentos aconteceu à margem da cerimónia de encerramento do projecto “Empoderamento de mulheres e meninas em Cabo Verde”, com objectivo de apresentar todos os resultados alcançados durante os dois anos de implementação deste projecto, que teve início em Junho de 2022.
Este evento, que decorreu no auditório do Banco de Cabo Verde, contou com a presença da embaixadora dos Estados Unidos, Jennifer Adams, da secretária de Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz, entre outras entidades.
DG/CP
Inforpress/fim
Partilhar