Lisboa, 28 Out (Inforpress) – A cimeira bilateral entre Cabo Verde e Portugal, que estava marcada para o dia 19 de Novembro, em Lisboa, foi remarcada para 28 de Janeiro de 2025, no quadro da conversão da dívida em fundo ambiental.
A nova data foi indicada durante um encontro na última semana, em Lisboa, entre os ministros dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde e Portugal, José Filomeno Monteiro e Paulo Rangel, respectivamente, e confirmada depois pela Embaixada de Cabo Verde em Portugal.
Durante a cimeira, o Programa Estratégico de Cooperação (PECC) 2022-2026, que abarca áreas como educação, ciência, desporto, cultura, saúde, assuntos sociais e trabalho, justiça, segurança e defesa, ambiente, energia, agricultura e mar e finanças públicas, será objecto de uma avaliação.
À margem da cimeira, deverá acontecer encontro bilateral entre empresários e agentes económicos dos dois países.
A cimeira foi anunciada durante a visita do primeiro-ministro português, Luís Montenegro, a Cabo Verde, em Abril, que justificou que “relações especiais merecem eventos especiais”.
Na altura, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, disse esperar que à margem da cimeira, seja também organizado “um fórum de investimentos que seja abrangente e alargado ao turismo, economia azul, economia digital, indústria e oportunidades, a par de transformação digital e transição energética”.
DR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar