Cidade da Praia, 10 Jul (Inforpress) - O artesão Zeferino de Pina denunciou hoje a Comissão Organizadora do "05 de Julho" pelo alegado incumprimento da promessa de pagamento da ajuda de custo para a feira dos 50 anos da independência, que não se realizou.
Em declarações à Inforpress, este artesão da ilha do Maio afirmou que recebeu o convite para participar na feira, prevista para os dias 04 a 06 de Julho, na cidade da Praia, juntamente com outros artesãos de diferentes ilhas.
Segundo disse, a organização custeou as passagens de ida e volta, prometendo pagar uma ajuda de custo à chegada, valor que até agora não foi entregue.
Apontou a falta de organização como motivo para o cancelamento da feira e criticou o facto de os artesãos não saberem sequer qual o montante da ajuda prometida.
Contou ainda que uma colega foi assaltada e agredida ao tentar vender os seus produtos na rua, na ausência do evento.
Revelou também que já está na Praia há uma semana, alojado em casa de amigos, e que tentou entrar em contacto com o Ministério da Cultura, que lhe terá dito para regressar à sua ilha que depois receberia o dinheiro.
Contudo, recusou-se a partir, afirmando que tem uma família para sustentar e que só regressará quando receber o valor prometido.
Zeferino de Pina, que já representou Cabo Verde na Feira Mundial de Artesanto em 2024, na Índia, disse que a indefinição da Feira do Ministério da Cultura abortou uma digressão ao estrangeiro, onde iria participar numa outra exposição.
A Inforpress tentou um esclarecimento junto da Comissão Organizadora, mas até ao momento não houve qualquer pronunciamento, pelo que prometemos retomar o assunto posteriormente.
DV/SR//AA
Inforpress/Fim
Partilhar