Acordo tripartido institui Centro de Verificação de Factos para reforçar combate à desinformação

Inicio | Cooperação
Acordo tripartido institui Centro de Verificação de Factos para reforçar combate à desinformação
10/12/25 - 03:05 pm

Cidade da Praia, 10 Dez (Inforpress) – A Uni-CV, Ajoc e a ARC assinaram um acordo tripartido que vai permitir a criação do Centro de Verificação de Factos (CV-Fact) para reforçar o combate à desinformação, proteger a democracia e os direitos fundamentais no ambiente digital.

O documento foi rubricado esta manhã, na Cidade da Praia, pelo reitor da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), vice-presidente da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (Ajoc) e presidente da Autoridade Reguladora para a Comunicação Social (ARC).

Alfredo Pereira, da ARC, explicou que o novo centro surge na continuidade de um processo iniciado há cerca de um ano, com a criação de um projecto-piloto de combate à desinformação na Comissão Nacional de Eleições (CNE). 

Destacou que o CV-Fact terá a sua sede na Uni-CV, que assegurará toda a estrutura física e tecnológica, a coordenação editorial e operacional ficará a cargo da ARC, enquanto a Ajoc indicará coordenadores intermédios. 

Adiantou que a equipa de verificação contará também com fact-checking, ou seja, estudantes do 4.º ano da Uni-CV, que serão formados especificamente para desempenhar essa função. 

Explicou que estes estudantes irão monitorizar conteúdos que circulam nas redes sociais e nos órgãos de comunicação social, além de investigar queixas de cidadãos ou instituições sobre informações falsas que possam gerar desinformação ou perturbação pública.

Na ocasião, o pró-reitor para a área de Tecnologia, Inovação e Dados da Uni-CV, Celestino Barros, sublinhou a relevância académica e social da iniciativa, destacando que esta permitirá envolver estudantes em projectos de investigação, capacitar a comunidade académica e aprofundar estudos relacionados com desinformação, sobretudo numa era marcada pela inteligência artificial. 

“A questão da desinformação, sobretudo com a inteligência artificial, acaba por ganhar uma relevância extrema sendo que no próximo ano teremos eleições, onde já estamos a conseguir ver, portanto, alguma movimentação nas redes sociais, que, fundamentalmente, acaba por também impulsionar a criação do próprio centro”, apontou.

Por sua vez, a vice-presidente da Ajoc, Gisela Coelho, afirmou que a criação desta plataforma vinha sendo desejada há muito tempo, não apenas pela classe jornalística, mas também por várias instituições nacionais e internacionais.

Recordou que as Nações Unidas têm apoiado a implementação de estruturas semelhantes noutros países e que a sua chegada a Cabo Verde é particularmente oportuna, face ao aumento de ‘fake news’ e à necessidade de promover informação clara e credível.

“Esta plataforma tem um lado também muito interessante, sendo que o próprio cidadão pode pedir para verificar aquela notícia, (….) a iniciativa vai partir dos jornalistas, mas  também da sociedade civil”, acrescentou.

A CV-Fact conta com o apoio técnico e financeiro do PNUD e deverá entrar em funcionamento em Fevereiro de 2026.

AV/AA

Inforpress/Fim

Partilhar