Academia da FCF vai começar a funcionar no início do próximo ano – Mário Semedo

Inicio | Desporto
Academia da FCF vai começar a funcionar no início do próximo ano – Mário Semedo
09/12/24 - 07:45 pm

Cidade da Praia, 09 Dez (Inforpress) - A Academia da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) vai começar a funcionar no início do próximo ano, com o objectivo de proporcionar uma formação mais sólida aos agentes desportivos nacionais.

A garantia foi dada pelo presidente da FCF, Mário Semedo, em declarações aos jornalistas, após a assinatura de um protocolo de cooperação com a Universidade de Coimbra, de Portugal, que aconteceu hoje na Cidade da Praia.

A Universidade de Coimbra compromete-se em ministrar ofertas formativas preconizando a educação e formação dos agentes desportivos, entre eles, treinadores, árbitros, dirigentes e técnicos de saúde, entre outros.

Mário Semedo enalteceu o facto de o futebol cabo-verdiano ter se associado a uma das mais "prestigiadas" do mundo.

"A Universidade de Coimbra é uma parceira do desenvolvimento de Cabo Verde e agora o futebol está a entrar, através de uma cooperação mais estreita”, observou.

O responsável máximo do futebol cabo-verdiano precisou que a Academia da FCF, para além de formações a nível de futebol, vai abarcar as áreas da gestão desportiva, marketing esportivo, fisioterapia e medicina.

“Para além disso, haverá a realização de conferências, workshops. É muito vasta essa área de cooperação”, acrescentou Mário Semedo, informando que o projecto da Academia já está “estruturado”.

“Agora pensamos avançar com a formação no início do próximo ano, que será nos espaços da FCF, porque temos estruturas na Praia, em São Vicente e no Sal, que preenchem as condições para receberem cursos de formação”, apontou.

Por isso, avançou que a construção de uma infra-estrutura própria da Academia poderá ser “mais tarde”, garantindo que as existentes oferecem as condições ideais para se avançar com as acções de formação.

“Somos ambiciosos e mais tarde, quem sabe, poderemos ter instalações mais adequadas e com melhores condições para albergar uma academia”, projectou.

Por sua vez, o vice-reitor da Universidade de Coimbra, João Nuno da Silva, garantiu que a instituição académica vai dar todo o apoio à FCF para a concretização deste projecto, que conforme observou, será importante para o desenvolvimento do futebol e do desporto cabo-verdiano.

“Da nossa parte, teremos toda a disponibilidade e vontade política em corresponder de acordo com as necessidades que o futebol cabo-verdiano possa ter ou sentir”, reiterou.

João Nuno da Silva avançou que essa disponibilidade passa por   realização de conferências, workshops, formação dos técnicos e de jogadores, através da Academia da FCF.

Essa parceria, segundo o académico, demonstra a visão de futuro de Cabo Verde através da sua federação e com o objetivo da internacionalização do seu futebol.

 A cerimónia de assinatura do protocolo foi seguida de uma aula magna ministrada pelo professor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da referida universidade, Hugo Sarmento.

OM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar