1 de Abril: Dia da Mentira entre brincadeiras e reflexões sobre limites de diversão

Inicio | Sociedade
1 de Abril: Dia da Mentira entre brincadeiras e reflexões sobre limites de diversão
01/04/25 - 10:15 am

Cidade da Praia, 01 Abr (Inforpress) – O primeiro dia de Abril, conhecido mundialmente como o "Dia das Mentiras", é celebrado em Cabo Verde com um espírito de brincadeira e criatividade, mas também com alguma reflexão.

Ao longo do dia, a tradição das pegadinhas e histórias fictícias invade as redes sociais, escolas e até locais de trabalho, com o objectivo de enganar de forma divertida e bem-humorada.

O Dia das Mentiras é uma celebração que se espalhou por várias partes do mundo e em Cabo Verde também é amplamente seguido. 

Nesse dia, as pessoas costumam pregar partidas a amigos, familiares e, até, a figuras públicas.

As "notícias falsas" ganham destaque, com anúncios inusitados e surpresas que geram confusão e risadas entre os mais desatentos.

Em vários pontos do arquipélago, tanto jovens como adultos aproveitam para partilhar trotes e boatos engraçados. Nas redes sociais, é comum o compartilhamento de ‘posts’ humorísticos, com muitos a divulgarem "notícias" absurdas ou "descobertas" fantásticas, muitas vezes envolvendo personalidades locais.

Em declarações à Inforpress, alguns cabo-verdianos partilharam as suas opiniões sobre o Dia Internacional da Mentira, comemorado hoje.

Para Rizulena Monteiro, o 1º de Abril é, sem dúvida, uma celebração do humor e da criatividade, um dia em que a imaginação ganha asas e transforma o quotidiano com reviravoltas inesperadas.

No entanto, ela alerta que nem todas as brincadeiras são inofensivas. 

“O riso genuíno nasce do respeito e da empatia. Uma piada bem-sucedida deve ser leve, partilhada e, sobretudo, bem-recebida. Enganar com um sorriso só tem graça quando o sorriso é mútuo”, afirmou Rizulena.

Andando pelas ruas de Achada Santo António, encontramos Jacira Francês, que demonstrou preocupação com o dia. Para ela, o 1º de Abril pode ser irritante, pois prefere evitar qualquer tipo de enganação e não gosta de ser alvo de mentiras, mesmo que inofensivas.

No geral, o 1º de Abril é uma data que pode dividir opiniões, mas o que mais se destaca é a tentativa de criar um clima descontraído, com risadas e surpresas, há quem alerte para a necessidade de bom senso, pois, quando a tradição é levada ao extremo, pode gerar mal-entendidos e desconforto. 

Por isso, o respeito e a moderação são essenciais.

Segundo Katia Silva, é um dia de muitas brincadeiras, mas é preciso ter cuidado com as informações passadas, pois podem causar sustos e mal-entendidos. Por isso, é necessário ter bom senso na hora de fazer essas brincadeiras.

"Uma vez, um colega pregou-me uma partida nesse dia, dizendo que havia encontrado a minha cachorrinha morta. Fiquei muito triste e frustrada com a perda, e o mais grave foi que esconderam o animal para tornar a mentira mais impactante", relatou Katia.

Já para João Pires, o 1º de Abril é um dia normal, mas com muitas brincadeiras com que as pessoas conseguem arrancar um sorriso do rosto dos outros, o que torna o dia mais alegre. Contudo, João ressalta que já presenciou algumas brincadeiras de mau gosto, que, na sua opinião, devem ser evitadas.

Maria Gomes, quando questionada sobre o que achava da tradição de contar uma mentira no dia 1º de Abril, respondeu que acha piada, mas depende muito do tipo de brincadeira. 

Segundo a mesma fonte, se for algo leve, sem causar confusão, pode ser divertido, mas há coisas que a incomodam um pouco, como mentiras mais pesadas ou que mexem com as emoções das pessoas, o que pode ser chato.

De origem incerta, mas com raízes que remontam a séculos, o “Dia das Mentiras” continua a ser uma oportunidade para soltar a imaginação, brincar com as convenções do quotidiano e celebrar o humor.

JBR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar