Porto Novo: Ausência de campo de futebol relvado no interior do município “já passa de uma vergonha” – dirigente desportivo

Inicio | Desporto
Porto Novo: Ausência de campo de futebol relvado no interior do município “já passa de uma vergonha” – dirigente desportivo
02/04/25 - 05:33 pm

Porto Novo, 02 Abr (Inforpress) – A ausência de um campo de futebol relvado no interior da região do Porto Novo, em Santo Antão Sul, “já passa de uma vergonha”  dos sucessivos autarcas e do Governo de Cabo Verde.

Quem o diz é o dirigente desportivo, Nilton Évora, segundo o qual “já está mais do que na hora” de o interior do município do Porto Novo (Santo Antão Sul) ter uma infra-estrutura desportiva “com melhores condições” para a prática do futebol.

“Um campo relvado faz falta aos jovens do interior. Essa infra-estrutura é algo que já foi prometido há muito tempo e nunca foi executado. Não precisa ser um estádio de futebol, um campo de futebol igual aos outros, que têm vindo a ser construídos em vários pontos do país”, notou Nilton Évora.

Para este dirigente do Clube de Futebol Sanjoanenses, a falta de um campo relvado no interior desta região desportiva constitui “uma vergonha” para as sucessivas equipas camarárias e Governo, que têm prometido “há muito tempo” edificar esta infra-estrutura.

Para este dirigente desportivo, já se justifica um campo relvado para servir as equipas do interior do Porto Novo.

“Este ano, três equipas do interior participaram no campeonato regional em Santo Antão Sul e isso demonstra que se tivéssemos melhores condições para a prática do futebol, teríamos até mais equipas”, fundamentou. 

Porém, apesar das dificuldades decorrentes, sobretudo, da ausência de um campo relvado, as equipas têm sido resilientes e têm marcado presença em várias competições regionais e nacionais, avançou a mesma fonte. 

“Temos uma equipa tricampeã regional (Sanjoanenses), com atletas de todo interior do concelho e que percorrem, todos os dias, mais de 50 quilómetros para vir treinar a Porto Novo e regressar às suas comunidades”, sublinhou, clamando para a construção de um campo relvado no interior desta região.

Nos últimos anos, a câmara do Porto Novo prometeu requalificar e proceder ao arrelvamento, com o apoio do Governo, do campo de futebol de Coice de Chã, na Ribeira das Patas.

A Associação Regional de Futebol em Santo Antão Sul e os clubes têm insistido na necessidade de se construir mais campos relvados no Porto Novo para descongestionar o Estádio Municipal, destacando Ribeira das Patas e Tarrafal de Monte Trigo como as zonas que precisam de melhores infra-estruturas desportivas.

Das oito equipas federadas em Santo Antão Sul, cinco são da cidade do Porto Novo (Académica, Inter, Sporting, Fiorentina e o Marítimo) e três do mundo rural (Sanjoanenses, Tarrafal e Lajedos).

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar