Jovens do Centro Orlando Pantera concluem formação em barbearia e pintura

Inicio | Sociedade
Jovens do Centro Orlando Pantera concluem formação em barbearia e pintura
21/03/25 - 02:13 pm

Cidade da Praia, 21 Mar (Inforpress) – Jovens do Centro Orlando Pantera concluíram hoje acções de formação em barbearia e pintura, uma iniciativa do Ministério da Justiça para promover a reinserção social.

Na ocasião, a ministra da Justiça, Joana Rosa, destacou a importância da capacitação profissional e do envolvimento familiar nesse processo, em parceria com entidades privadas e organizações da sociedade civil.

A mesma fonte reforçou a importância da qualificação como ferramenta para a reinserção social desses jovens.

"Entendemos que a formação profissional é a via mais útil para inserir esses jovens e mostrar-lhes um futuro diferente", afirmou a ministra, para quem, além de desenvolver habilidades técnicas, os cursos também promovem autoestima e disciplina entre os participantes.

A ministra destacou, ainda, o desafio de aproximar os jovens das suas famílias, especialmente aqueles vindos de outras ilhas, como Brava.

 "Temos utilizado diversas formas de comunicação para manter esse vínculo, pois o Estado não pode substituir o papel da família", ressaltou.

Além das capacitações, o Governo estuda estratégias para reduzir o número de menores em conflito com a lei, com especial atenção para a Ilha Brava. 

"Estamos trabalhando em conjunto com o Ministério da Família e o Ministério da Educação para compreender as causas desse fenómeno e fortalecer medidas preventivas, garantindo que nenhuma criança fique fora do sistema de ensino", concluiu Joana Rosa.

A formação em barbearia, realizada entre 11 e 19 de Fevereiro, capacitou 24 educandos em técnicas de corte, biossegurança e atendimento ao público, com a participação voluntária do empresário e ex-recluso David Almeida. 

Paralelamente, o curso de pintura formou 32 jovens, incentivando o trabalho em equipa e a valorização do ambiente.

CG/SR//AA

Inforpress/Fim

Partilhar