Xi diz que China permanecerá o maior motor do crescimento económico mundial

Inicio | Internacional
Xi diz que China permanecerá o maior motor do crescimento económico mundial
10/12/24 - 06:00 pm

Beijing, 10 Dez (Inforpress) - A China tem total confiança para atingir a meta de crescimento económico deste ano e continuará a desempenhar seu papel como o maior motor do crescimento económico mundial, disse o presidente chinês, Xi Jinping, na terça-feira.

Segundo a Xinhua, Xi fez as observações ao se reunir com chefes de principais organizações económicas internacionais em Beijing, que estão na capital chinesa para participar do diálogo "1+10".

Os dignitários estrangeiros incluem a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, a directora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, o presidente do Grupo Banco Mundial, Ajay Banga, e a directora-geral da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala.

Xi informou os convidados sobre a terceira sessão plenária do 20º Comité Central do Partido Comunista da China, especialmente as medidas recentemente adoptadas pela China. Ele disse que, após mais de 40 anos de desenvolvimento sustentado e rápido, a economia chinesa inaugurou uma fase de desenvolvimento de alta qualidade, contribuindo com cerca de 30% para o crescimento económico mundial.

A China se abrirá ainda mais para o mundo exterior, alinhar-se-á proactivamente com regras económicas e comerciais internacionais de alto padrão e construirá um ambiente de negócios orientado para o mercado, baseado em leis e internacionalizado para fornecer mais oportunidades e compartilhar mais dividendos de desenvolvimento com outros países, disse ele.

O chefe de Estado garantiu ainda que a China está disposta a manter o diálogo, expandir a cooperação e administrar as diferenças com o governo dos EUA e impulsionar as relações bilaterais na direcção de um desenvolvimento estável, saudável e sustentável.

"Guerras tarifárias, guerras comerciais e guerras de ciência e tecnologia vão contra a tendência da história e as leis da economia, e não haverá vencedores", disse ele.

Observando o progresso na Iniciativa Cinturão e Rota (ICR) na última década, o anfitrião deu as boas-vindas às organizações económicas internacionais para continuarem a participar activamente da cooperação da ICR e promoverem a modernização de todos os países que busquem o desenvolvimento pacífico, a cooperação mutuamente benéfica e a prosperidade comum.

Os convidados estrangeiros saudaram as conquistas da China, particularmente na redução da pobreza e no fomento de novas forças produtivas de qualidade, dizendo que a filosofia de desenvolvimento centrada nas pessoas da China provou ser bem-sucedida e prática e oferece inspiração para o mundo.

Segundo a mesma fonte, disseram ainda que a China continuou a aprofundar de forma abrangente a reforma, expandir a abertura e alcançar o desenvolvimento de alta qualidade, oferecendo “enormes oportunidades” para o mundo, especialmente para os países do Sul Global.

Eles observaram que a ICR, a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global demonstraram plenamente o papel da China como um “grande país responsável” e forneceram uma plataforma importante para os países do Sul Global alcançarem seu próprio desenvolvimento.

Em meio aos desafios económicos globais e ao aumento do unilateralismo e do proteccionismo, os países em todo o mundo estão olhando para a China com esperança e crença de que ela continuará sendo um motor fundamental do crescimento económico global, afirmaram.

Inforpress/Xinhua

Fim

Partilhar