Cidade da Praia 04 Fev (Inforpress) - O artista cabo-verdiano Wilson Lopes é o grande vencedor da categoria de ilustração na 1.ª edição do Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes, revelou hoje o Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV).
Este galardão foi criado através de uma parceria entre a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) e o BNCV, com o objectivo de promover a criação literária e a ilustração voltada para o público infantojuvenil, homenageando o escritor Manuel Lopes, uma das figuras mais relevantes da literatura cabo-verdiana.
Wilson Lopes, também conhecido pelo pseudónimo Tozé, destacou-se ao ilustrar o conto "Nina", escrito por Vanda Azuaga Monteiro, que venceu a categoria de texto desta edição inaugural.
O trabalho de Lopes foi elogiado pelo júri, composto por Elisabete Gonçalves “Bety”, Tutu Sousa e André Letria, pela sua habilidade em dar vida e cor à obra de Monteiro, utilizando uma linguagem visual única que cativa o público infantojuvenil.
Com uma carreira de aproximadamente dez anos, Tozé é um nome bem conhecido no mundo da ilustração, com experiência em ‘concept art’, animação e design de interfaces para jogos mobile. Além disso, o artista também se destaca pela sua actuação na arte urbana e no retrato, sempre buscando novas formas de expressão criativa.
O vencedor do Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes recebe, além do reconhecimento público, um prémio pecuniário de 5 mil euros, a ser dividido igualmente entre as categorias de texto e ilustração. A edição do livro que reúne os trabalhos vencedores será feita pela Imprensa Nacional, com a chancela editorial da INCM, garantindo a ampla divulgação das obras premiadas.
Segundo a BNCV, o prémio tem um “papel fundamental” na valorização da literatura e da arte infantojuvenil em Cabo Verde, estimulando a produção cultural e a inovação, ao mesmo tempo em que presta uma homenagem à obra e legado de Manuel Lopes.
TC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar