Santa Catarina: Autarquia vai trabalhar com Governo para construir cais de pesca em Rincão e Ribeira da Barca

Inicio | Economia
Santa Catarina: Autarquia vai trabalhar com Governo para construir cais de pesca em Rincão e Ribeira da Barca
04/02/25 - 07:55 pm

Assomada, 04 Fev (Inforpress) – O vereador das Pescas na Câmara Municipal de Santa Catarina anunciou hoje que a edilidade vai trabalhar em parceria com o Governo para dotar as comunidades piscatórias de Rincão e de Ribeira da Barca de cais de pesca.

Cláudio Barbosa, que também tutela o pelouro das Indústrias e Descentralização, falava em declarações à Inforpress a propósito do Dia Nacional do Pescador, assinalado anualmente a 05 de Fevereiro, cujo palco, nesse município do interior de Santiago, será a vila piscatória de Ribeira da Barca, esta quarta-feira.

“Uma das grandes prioridades do mandato 2024-2028 para o sector das pescas é a construção do cais de pesca de Ribeira da Barca e de Rincão, e para tal, vamos trabalhar em parceria com o Governo para a concretização desses dois projectos que vão desenvolver este sector no município”, indicou.

Sobre o projecto da construção do cais de pesca de Ribeira da Barca, lembrou que o ministro do Mar, Jorge Santos, em Outubro de 2024, tinha garantido o seu financiamento por parte do Banco Mundial (BM), num investimentos de 600 mil contos, e que as obras deverão arrancar ainda este ano.

Segundo disse, tendo em conta que a nova equipa camarária liderada por Armindo Freitas é uma equipa dialogante, vão dialogar com o Governo no sentido de acelerarem este processo para que Ribeira da Barca tenha um cais de pesca, uma reivindicação antiga dos homens do mar.

A par disso, o autarca elegeu, igualmente, a construção de casas de pescadores nas duas vilas piscatórias, apoios aos pescadores para a construção de botes e para aquisição de motores de popa, licenciamento das embarcações, e formações, como outras prioridades do mandato para o sector marítimo.

Os pescadores de Rincão e Ribeira da Barca, que pedem a construção de um porto, e que estão com as suas embarcações fibradas, apontam a aquisição de motores de popa, materiais de pesca, arrastadores e máquina de gelo como algumas dificuldades enfrentadas no dia-a-dia.

No município de Santa Catarina, a vila piscatória de Ribeira da Barca vai receber, esta quarta-feira, as comemorações do Dia do Pescador Cabo-verdiano com um leque de actividades, desde desportos náuticos, com corrida de botes e provas de natação masculina e feminina, conversa aberta subordinada ao tema “contribuição da economia azul no desenvolvimento sustentável”.

Da agenda consta ainda entrega dos troféus e almoço convívio entre os pescadores de Rincão e Ribeira da Barca.

Também em Santiago Norte, os demais três municípios que têm a pesca como actividade económica, nomeadamente Tarrafal, São Miguel e Santa Cruz vão comemorar o Dia Nacional do Pescador com várias actividades dedicadas aos homens do mar.

O Dia Nacional do Pescador está instituído por resolução do Conselho de Ministros desde 24 de Fevereiro de 2003.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar