Visita de António José Seguro reforça parceria estratégica entre Cabo Verde e Portugal — PR

Inicio | Cooperação
Visita de António José Seguro reforça parceria estratégica entre Cabo Verde e Portugal — PR
21/07/26 - 09:29 am

Cidade da Praia, 21 Jul (Inforpress) – O Presidente da República afirmou hoje que a visita de Estado do Presidente português, António José Seguro, reforça a parceria estratégica entre Cabo Verde e Portugal, com aprofundamento da cooperação económica, empresarial e institucional entre os países.

Em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV), a propósito da visita do Presidente português, José Maria Neves destacou o papel de Portugal no desenvolvimento do arquipélago, sublinhando o contributo prestado ao longo dos anos em vários sectores estratégicos.

"[Portugal] é um grande amigo e tem dado uma enorme contribuição para o crescimento do país e para fortes investimentos sociais, designadamente na educação e na saúde, para a afirmação de áreas sensíveis, como as finanças públicas, e também para o desenvolvimento económico e social de Cabo Verde", afirmou.

Segundo o chefe de Estado, o elevado nível de cooperação alcançado pelos dois países confere um “significado especial” ao facto de António José Seguro ter escolhido Cabo Verde para realizar a sua primeira visita de Estado desde que assumiu a Presidência da República Portuguesa.

"Precisamente por isso, as nossas relações já atingiram patamares elevadíssimos e é muito significativo o facto de o Presidente António José Seguro realizar a sua primeira visita de Estado a Cabo Verde", realçou.

José Maria Neves considerou ainda que a deslocação constitui uma oportunidade para aprofundar as relações económicas e defendeu que o sector privado dos dois países deve assumir um papel mais activo no fortalecimento da cooperação bilateral.

Nesse sentido, apontou expectativas em torno do Fórum Económico Cabo Verde–Portugal, agendado para quarta-feira, 22, logo após a sessão solene da Assembleia Nacional, durante a qual o Presidente português dirigirá uma mensagem aos cabo-verdianos.

"Queremos elevar ainda mais essas parcerias e favorecer, com a criação de um ambiente de negócios mais favorável, o desenvolvimento de negócios entre empresários portugueses e cabo-verdianos", apontou Neves.

O Presidente da República sustentou que universidades, hospitais, empresas e outras instituições privadas podem desempenhar um papel determinante no aprofundamento das relações entre os dois países.

"Os privados, as universidades, os hospitais e as empresas em geral poderão dar um grande contributo, não só para o aprofundamento das relações económico-empresariais, mas também para o reforço da cooperação entre Cabo Verde e Portugal", frisou.

A visita oficial de António José Seguro decorre durante três dias e inclui encontros institucionais, uma sessão solene na Assembleia Nacional, a participação no Fórum Económico Cabo Verde–Portugal e deslocações à Cidade Velha, ao Tarrafal de Santiago e à ilha da Boa Vista, onde o Presidente português participa, na quinta-feira, na abertura da 5.ª Conferência da Década do Oceano.

LC/AA

Inforpress/Fim

Partilhar