Assomada, 11 Nov (Inforpress) – Vanusa Santos, emigrante natural de Assomada, regressa dos Estados Unidos para lançar seu primeiro livro intitulado “Rekonstruson di nha identidade”, uma colecção de 40 poemas que evocam memórias de sua infância.
Com 38 anos, Vanusa nasceu em Pedra Barro e cresceu em Cumbém, localidades de Santa Catarina de Santiago, e conta que teve uma infância marcada pela perda de sua mãe, falecida quando ela tinha apenas três anos.
Criada pela avó paterna, ela dá vida às suas recordações através de poemas que narram histórias e experiências vividas ao longo de sua infância, explicando que cada poema é um relato independente, repleto de figuras significativas de seu passado, como sua avó e sua tia-avó, que são protagonistas de algumas de suas histórias, incluindo relatos sobre a fome de 1947 e contos familiarmente passados.
Em declarações à Inforpress, Vanusa conta que nos poemas destaca a influência de sua tia-avó, tia Santa, e como suas memórias com ela ilustram tradições e casamentos, mas também do papel da sua avó na sua vida, realçando que foram duas figuras em que, por um lado uma oferecia amor e apoio, e a outra a desafiava a ser a melhor versão de si mesma.
Sobre o contexto do surgimento da obra, a autora considera que esta surgiu de uma “ocasião marcante”, contando que enfrentou uma grave depressão pós-parto, seguida de uma tragédia que a levou a um longo período de internação com perda dos movimentos corporais e até de memória.
Daí, explicou que durante a sua recuperação, encontrou manuscritos de poemas que haviam sido escritos anteriormente e que ressoavam com suas lembranças mais queridas, especialmente da avó e da tia-avó.
Incentivada por amigos a compilar seus poemas, decidiu publicar o livro, que não só traz à tona suas memórias, mas também valoriza o crioulo de Santiago, preservando palavras e expressões que foram se perdendo ao longo do tempo.
No seu livro, Vanusa diz que enfatiza a importância da reflexão sobre as influências das gerações mais velhas na formação da nova geração, especialmente em um contexto global que afecta a cultura local.
Ainda, diz acreditar que seu livro não é apenas uma contribuição à literatura em crioulo, mas também um importante passo na valorização e no enriquecimento da língua e da cultura cabo-verdiana, tendo inclusive já uma tradução em inglês.
Para finalizar, de entre tantas mensagens, ressaltou que “Rekonstruson di nha identidade” traz uma mensagem de esperança e resiliência, buscando reconectar os leitores com as suas raízes e a essência da sua identidade.
O lançamento do livro está programado para ocorrer em vários municípios da ilha de Santiago, começando na Cidade Velha no dia 13 de Novembro, seguido por apresentações em Santa Catarina, Assomada, e um Slam Poetry, mas também uma apresentação no município de Santa Cruz e com planos de apresentar este trabalho também na cidade da Praia.
MC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar