Universidade de Santiago promove 1º IndabaX Cabo Verde sobre inteligência artificial na gestão ambiental sustentável

Inicio | Sociedade
Universidade de Santiago promove 1º IndabaX Cabo Verde sobre inteligência artificial na gestão ambiental sustentável
28/11/24 - 12:50 pm

Cidade da Praia, 28 Nov (Inforpress) –  A Universidade de Santiago (US) realizou hoje o primeiro IndabaX Cabo Verde, evento dedicado ao uso da Inteligência Artificial (IA) para a gestão ambiental sustentável, com a participação de especialistas nacionais e internacionais.

O evento, com a duração de dois dias, tem como objectivo juntar diferentes sectores da sociedade, nomeadamente a academia, as empresas, “startups” actuantes na área, e órgãos de decisão para partilhar experiência e incentivar o desenvolvimento na área de inteligência artificial, conta com a participação de especialistas de diversas partes do mundo, incluindo Cabo Verde, Portugal, África do Sul e Estados Unidos.

Em declarações à Inforpress, Lucilene Gomes, docente da Universidade de Santiago (US) destacou que o evento é uma oportunidade para compartilhar experiências e promover a reflexão sobre o uso de IA no contexto africano.

“Estamos trazendo um pouco das suas experiências, um pouco também de estudos realizados no âmbito do uso de inteligência artificial na gestão ambiental sustentável, como tema específico para estimular a edição e inteligência artificial para uma gestão ambiental sustentável, enfrentando as mudanças climáticas e a gestão de recursos”, declarou, sublinhando a necessidade de se enquadrar este tema em alguns desafios actuais da sociedade.

A professora destacou ainda a importância de tornar o evento uma iniciativa anual, criando um “comité de força-tarefa” para garantir a continuidade e o aprofundamento dos debates sobre IA e suas aplicações no país.

“Com este evento, nós esperamos, primeiramente, conseguir criar uma força de tarefas sólida com parceiros que já participam nesta edição, para criar um comité, o que eu chamo de força de tarefas, responsável por garantir que esse evento se realize anualmente para fortalecer a discussão de inteligência artificial em Cabo Verde”, disse, ressaltando que temos de passar de uma posição passiva para uma posição mais activa.

Segundo a docente da US, Cabo Verde tem “desenvolvido muito” a nível das novas tecnologias, mas é preciso reforçar a inteligência artificial, uma tecnologia com destaque na sociedade.

O evento, que decorreu hoje no formato online, será presencial na sexta-feira, 29, no campus da Universidade de Santiago, em Taiti (Praia), onde serão realizadas sessões práticas.

DV/PC//HF

Inforpress/Fim

Partilhar