Cidade da Praia, 17 Mar (Inforpress) – O representante da Unicef em Cabo Verde anunciou hoje, na Praia, um apoio de 450 mil dólares (cerca de 45 milhões de escudos) para apoiar as crianças no país, contemplando áreas como saúde, educação e ambiente.
“Trata-se do resultado de uma campanha de mobilização de recursos lançada em 2024 pelo Comité Nacional da Unicef, em Portugal”, indicou David Matern, acrescentando que o Governo é o “principal parceiro” do organismo que representa na cidade da Praia.
Explicou que o referido fundo colocado à disposição de Cabo Verde é a “expressão da solidariedade e da generosidade de mais de dez mil pessoas que decidiram investir num futuro seguro e auspicioso das crianças cabo-verdianas”.
“Estas pessoas vivem em Portugal, são cidadãos portugueses que sentem uma forte ligação com o arquipélago”, apontou o representante da Unicef, acrescentando que o referido fundo conta com a contribuição da “importante diáspora cabo-verdiana” que se associou ao apelo lançado.
David Matern reconheceu, por outro lado, em conferência de imprensa, que, devido a “crescentes tensões geopolíticas”, se tem registado redução de ajuda pública ao desenvolvimento, nomeadamente por parte de alguns estados membros que apoiam a Unicef.
Daí, continuou, a solidariedade e a filantropia de “tantas pessoas privadas” é “um sinal de grande esperança” que deve ser acarinhado.
“Para nós, é fundamental que cada escudo doado se traduza numa acção concreta e com impacto positivo nas vidas das crianças cabo-verdianas”, afirmou o representante da Unicef.
No sector da saúde, David Matern adiantou, do montante arrecadado, 73 mil dólares vão contribuir para a implementação, a nível nacional, da Estratégia Nacional de Vacinação 2025-2029, com a introdução de novas vacinas para prevenir doenças diarreicas agudas.
“Na educação, vamos disponibilizar 90 mil dólares para um programa de educação em matéria de higiene e saneamento nas escolas”, revelou aquele responsável, que disse ainda que haverá melhorias em algumas casas de banho nas ilhas de São Vicente e Santo Antão.
Os transportes escolares nas ilhas de Santo Antão e Boa Vista serão reforçados com 101 mil dólares, segundo o representante da Unicef, com vista a “melhorar a acessibilidade dos alunos às escolas e diminuir a vulnerabilidade em relação à violência sexual, física, psicológica nos trajectos escolares”.
David Matern informou ainda que 76 mil dólares serão investidos no reforço de acesso à água potável para crianças, através de ligações domiciliárias a 200 famílias na ilha do Maio.
Por sua vez, a secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, agradeceu o gesto de “carinho, solidariedade e atenção” que a Unicef tem tido para com Cabo Verde.
Destacou o “papel fundamental” do representante da Unicef na mobilização de recursos financeiros para as instituições cabo-verdianas que actuam em sectores como a saúde, educação e saneamento.
LC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar