“União Europeia é grande parceiro sobretudo na protecção da vida e da dignidade das pessoas” - presidente CVCV

Inicio | Cooperação
“União Europeia é grande parceiro sobretudo na protecção da vida e da dignidade das pessoas” - presidente CVCV
15/11/24 - 02:08 pm

Cidade da Praia, 15 Nov (Inforpress) – O presidente da Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV) classificou hoje a União Europeia como “um dos grandes parceiros” do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, sobretudo, na protecção da vida e dignidade das pessoas.

Arlindo Carvalho fez esta afirmação à Inforpress após uma reunião que manteve na manhã de hoj, na sede da CVCV, na cidade da Praia, com a embaixadora da União Europeia (UE) em Cabo Verde, Carla Grijó, com quem partilhou projectos sociais desenvolvidos pela instituição humanitária.

“Na verdade, fizemos uma apresentação partilhando a nossa experiência, os projectos em curso e em carteira. A União Europeia é um dos grandes parceiros do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho contribuindo para o fundo global de desastre, tendo a CVCV beneficiado no quadro da sua resposta”, afirmou.

Ainda segundo Arlindo Carvalho, com a situação da dengue a CVCV solicitou apoio à Federação Internacional que, segundo disse, respondeu prontamente, sublinhando que o montante disponibilizado à instituição advém da ajuda que a UE faz no âmbito do Fundo Global.

“A CVCV defende o bem-estar humano e a UE tem ajudado o país a implementar projectos, a proteger pessoas, e, sobretudo, a fazer com que que estas se sintam mais felizes na sua casa”, realçou, manifestando a sua satisfação por ter partilhado com a União Europeia as preocupações, anseios e desejos da CVCV.

Para a embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó, muitos dos trabalhos que realizam em Cabo Verde cruzam com as prioridades da CVCV, pelo que o encontro mantido hoje serviu para fazerem um mapeamento das diferentes áreas em que podem colaborar no futuro.

“A União Europeia já é um financiador do Fundo Global para a Cruz Vermelha Internacional a partir dos quais os comités nacionais financiam as suas acções”, explicou, sublinhando que independentemente das acções da CVCV a União Europeia é já um parceiro que quer contribuir, não só financeiramente.

A intenção da União Europeia, finalizou Carla Grijó, é contribuir em outras frentes tornando a acção da instituição europeia “mais efectiva”, de forma a ampliar as acções da CVCV.

No quadro da Operação Dengue Zero, a Cruz Vermelha de Cabo Verde mobilizou junto à Federação Internacional das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e através do DREF – Disaster Response Emergency Fund (Fundo de Emergência de Resposta a Desastres) cerca de 39.800.658,00 CVE e 10.000.000,00, através de recursos internos para o financiamento da operação, em zonas de maior risco e situações mais críticas no país.

PC/AA

Inforpress/Fim

 

Partilhar