Cidade da Praia, 18 Set (Inforpress) – A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) prorrogou, até 28 de Setembro, o prazo de candidaturas da I edição das Olimpíadas Académicas da Acção Climática, iniciativa que visa mobilizar estudantes para os desafios das alterações climáticas.
De acordo com a instituição, o concurso tem como principal objectivo estimular o pensamento crítico e incentivar a criação de soluções inovadoras para os problemas ambientais que afectam Cabo Verde e o mundo.
Aberto a todos os estudantes regularmente matriculados na Uni-CV, independentemente da área de formação, a competição inicia de forma individual, sendo que a partir da segunda fase é possível formar equipas de até três elementos.
A prova, informa a nota, decorre em três fases eliminatórias e cumulativas: um teste online de conhecimentos sobre acção climática, a análise de um estudo de caso (30% da avaliação) e a apresentação de uma proposta de intervenção inovadora (40%).
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do preenchimento de formulário online, acompanhado de declaração de matrícula actualizada e carta de motivação.
Segundo a mesma fonte, os três primeiros classificados vão receber prémios monetários, troféus e certificados, estando ainda previstas menções honrosas para a melhor proposta comunitária, melhor projecto tecnológico e melhor destaque na justiça climática.
A cerimónia de entrega dos prémios está agendada para 24 de Outubro, durante o workshop de encerramento do projecto da Acção Climática na Academia.
Com esta iniciativa, a Uni-CV pretende fomentar a literacia sobre alterações climáticas, incentivar a participação dos estudantes e docentes na busca por soluções sustentáveis e contribuir para o alcance do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 – Acção Climática.
CM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar