Cidade da Praia, 15 Out (Inforpress) – A Uni-CV inaugurou hoje, na Praia, um Laboratório de Histopatologia Digital, que permite publicação e acesso a dados e informações científicos e médicos credíveis para o apoio à prevenção e ao diagnóstico precoce do cancro da próstata.
Esta plataforma serve ainda para capacitar estudantes profissionais de saúde, médicos e investigadores a tomarem decisões baseadas em evidências.
Ao presidir ao acto da inauguração desta plataforma digital, o reitor da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Arlindo Barreto, disse que é com muita satisfação que inaugura este espaço virtual que vem dar respostas a algumas questões na área de saúde que preocupam os cabo-verdianos sobretudo o cancro da próstata, uma das doenças que, segundo ele, “é das que mais matam os homens no país”.
“Estamos orgulhosos enquanto instituição em poder contribuir na investigação na área da saúde e outras áreas”, por isso, aproveito para agradecer a todos os parceiros que contribuíram para a concretização deste projecto”, salientou.
Esta plataforma virtual inovadora, dedicada a capacitar, pretende auxiliar no diagnóstico investigativo e perceber a incidência do cancro da próstata nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), em particular, Cabo Verde e Moçambique.
Por sua vez, o ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, sublinhou que é também com “grande satisfação” que participa na inauguração desta plataforma, que conforme declarou, é um marco “significativo” para o país e para o Sistema Nacional de Saúde, porque traduz uma aliança efectiva entre a ciência, a academia e as políticas públicas de saúde.
“Desejamos também que os estudantes e jovens investigadores vejam nesta plataforma um espaço de inspiração. A ciência precisa de juventude, curiosidade e compromisso com o bem comum”, enfatizou.
Para o governante, Cabo Verde tem vindo a consolidar um percurso “exemplar” no fortalecimento das suas capacidades nacionais em saúde.
Com a inauguração deste espaço virtual, afirmou que o país celebra mais um passo com a criação de uma plataforma que conecta investigadores, estudantes e profissionais em torno da inovação biomédica, da investigação aplicada e do diagnóstico laboratorial de “excelência”.
No mesmo dia, a Uni-CV fez também a apresentação do novo Curso de Pós-Graduação em Diagnóstico Patológico e Molecular, que, de acordo com Jorge Figueiredo, não se trata apenas de uma oferta académica, mas sim um instrumento estratégico de soberania científica, que permite formar profissionais capazes de interpretar, investigar e inovar nos laboratórios e hospitais do país.
Acrescentou ainda que é também uma ponte entre a investigação e a prática clínica, entre o microscópio do investigador e o leito do doente.
Este projecto Incubator é financiado pela Fundação “la Caixa” e a Fundação Calouste Gulbenkian.
DG/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar