Ulisses Correia e Silva encontra-se com ex-primeiro-ministro de Malta no Palácio da Várzea

Inicio | Cooperação
Ulisses Correia e Silva encontra-se com ex-primeiro-ministro de Malta no Palácio da Várzea
12/02/25 - 04:03 pm

Cidade da Praia, 12 Fev (Inforpress) - O primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva recebeu hoje a visita do ex-ministro de Malta, Lawrence Gonzi, com quem trocou impressões que serviu para reforçar as relações, ponderar sobre várias matérias, nomeadamente desafios e oportunidades dos pequenos Estados.

Lawrence Gonzi encontra-se em Cabo Verde a convite do Chefe do Governo cabo-verdiano, enquadrado no engajamento de alto nível entre Cabo Verde e a Global Leadership Foundation que começou em 2019 e que reforça o compromisso do país em aproveitar a experiência global para enfrentar os desafios e as “oportunidades únicas” dos pequenos estados.

O ex-governante maltês tornou-se primeiro-ministro em 23 de Março de 2004, na sequência da reforma de Eddie Fenech Adami, e deixou o cargo a 11 de Março de 2013.

Em declarações à imprensa, referindo que Malta é um país pequeno como Cabo Verde, Lawrence Gonzi disse, entretanto, terem trocado impressões e partilhado ideias sobre várias matérias, sobre os desafios e as “enormes oportunidades” para um país pequeno.

“Malta é um país insular, está no meio do Mediterrâneo. Nós somos muito pequenos, então, sei exactamente, como ex-primeiro-ministro, quais são os desafios para um país pequeno, mas também sei que há enormes oportunidades. E a nossa posição é estrategicamente importante no Mediterrâneo”, comentou Gonzi, destacando o potencial dos dois países e a contribuição que poderão dar para a paz, estabilidade e para o desenvolvimento.

“Então, não é uma questão de tamanho (…) é uma questão de potencial. Até mesmo para a União Europeia, nós temos uma contribuição a fazer. Cabo Verde está estrategicamente localizado também nesta parte do mundo. E com o que está a acontecer em torno de nós, a importância de um Estado como Malta e Cabo Verde, de repente se torna enorme”, analisou o ex-governante maltês.

Durante a sua estadia, Lawrence Gonzi realizará ainda encontros com outras entidades nacionais, designadamente os ministros dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, e o das Finanças, bem como com o ex-Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

No âmbito da sua visita, Gonzi irá também ministrar uma conferência intitulada “Relações entre a União Europeia e os Pequenos Estados”, a realizar-se esta sexta-feira, na sala de conferências do Palácio do Governo, ainda um encontro com jovens, onde irá proferir uma palestra sob o tema "Democracia no Século XXI: Desafios e Oportunidades".

SC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar