Porto Novo, 17 Out (Inforpress) – O operador turístico António Lima, residente no Planalto Norte, Porto Novo, defendeu hoje a necessidade de se trabalhar o serviço de transporte para esse planalto, que tem potencial para integrar o circuito turístico de Santo Antão.
António Lima, que é também agente comunitário, disse que o acesso ao Planalto Norte precisa ser melhorado, considerando que essa localidade, onde se situa o vulcão Tope de Coroa, já necessita de “uma estrada condigna” para potenciar o sector turístico nessa parcela do território municipal, ainda assim muito visitada pelos turistas.
Este operador turístico falava durante o seminário “Territórios sustentáveis: iniciativas locais, desafios globais”, que decorreu na cidade do Porto Novo, numa iniciativa da Associação Terras Baixo Guadiana, Alentejo, Portugal, durante o qual foram abordados os desafios do turismo no Planalto Norte.
Além da requalificação do troço de estrada para o Planalto Norte, há também a necessidade de se investir mais nos caminhos vicinais, na melhoria da saúde e na criação de infra-estruturas de apoio ao turismo, disse este operador, defendendo ainda uma educação voltada para a promoção do ambiente.
O Planalto Norte já dispõe de água e energia eléctrica, mas a questão do acesso, ou seja, a requalificação da estrada carroçável constitui um dos desafios que se colocam ao desenvolvimento turístico dessa zona, onde a pecuária é a principal actividade económica.
Essa localidade, muito conhecida pelo queijo fresco e curado que produz, cuja qualidade é reconhecida mundialmente, é muito procurada pelos turistas nacionais e estrangeiros, que desejem conhecer sobretudo o Tope de Coroa, a maior elevação da ilha de Santo Antão, com 1979 metros de altitude, avançou.
Os operadores turísticos têm estado também a defender a necessidade de melhorar as condições de recolha do lixo no Planalto Norte, tendo a edilidade prometido construir um pequeno aterro nessa zona.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar