
Mindelo, 14 Dez (Inforpress) – O ministro do Desporto afirmou hoje que Cabo Verde vai manifestar à Federação Internacional de Voleibol (FIVB) a intenção de organizar, no próximo ano, uma etapa da categoria Challenge do Voleibol de Praia no país.
Carlos Monteiro falava à Inforpress após presidir à cerimónia de encerramento e premiação da competição internacional de voleibol de praia “Volleyball World Beach Pro Tour Futures”, realizada na praia da Laginha.
A categoria Challenge do Voleibol de Praia integra o circuito mundial Beach Pro Tour da FIVB, situando-se abaixo do Elite 16, oferecendo pontos para o ranking e prémios monetários, sendo uma etapa importante para as duplas que procuram ascender no panorama internacional.
Nesta categoria, as duplas competem em grupos na fase inicial, seguindo depois para fases eliminatórias para a disputa do título.
Daí, segundo o ministro, a perspectiva de organizar mais do que uma etapa em Cabo Verde, sendo uma em São Vicente e outra na ilha do Sal.
“Nós temos de fazer com que haja aqui na Laginha, em São Vicente, e na praia de Santa Maria, no Sal, no próximo ano, uma arena permanente de nível internacional. Porque não queremos apenas etapas internacionais. Queremos dinamizar as competições a nível nacional”, afirmou.
Segundo o governante, o objectivo é dotar as ilhas com potencial para os desportos de praia e mar de infra-estruturas adequadas, permitindo que os jovens desenvolvam o seu talento ao longo de todo o ano e apresentem melhores desempenhos quando competirem com atletas internacionais.
Para Carlos Monteiro, acolher a primeira etapa de um Circuito Mundial de Voleibol de Praia em Cabo Verde “significa muito para o desporto no país”.
“Estamos a ser elogiados pela federação internacional e pelos jogadores. Alguns até alteraram a viagem para irem conhecer Santo Antão. Vamos conseguir, com certeza, conjugar o desporto e a cultura com o turismo e também com o impacto na economia da cidade”, referiu a mesma fonte.
O ministro manifestou ainda a intenção de realizar provas semelhantes nas ilhas do Sal, Boa Vista e Santiago, envolvendo todo o Cabo Verde “para mostrar que o desporto tem também potencial económico”.
A etapa cabo-verdiana do circuito mundial Beach Pro Tour contou com a participação de 32 duplas, sendo 16 femininas e 16 masculinas, provenientes de várias partes do mundo.
No sábado, as duplas cabo-verdianas Janice e Ludmila Varela e Christian e Admilson, actuais campeões de Cabo Verde, foram eliminadas da competição. As irmãs Janice e Ludmila apresentaram uma boa performance, venceram o segundo set, mas as adversárias alemãs deram a volta e venceram o terceiro set.
Por sua vez, a dupla Christian e Admilson fez frente à experiência da equipa norte-americana, mas não conseguiu alcançar a vitória
Os vencedores deste circuito mundial de voleibol de praia foram conhecidos hoje à noite. No escalão feminino, a dupla da Lituânia, Levute e Erika Kliokmanaite, venceu a dupla da Alemanha, Dieckmann e Neub, por dois sets, e conquistou o título.
No masculino, a dupla da Letónia, formada por Ardis Bedritis e Arturs Rinkevics, conquistou igualmente o primeiro lugar ao vencer a da Ucrânia, Kozii e Savvin, por dois sets.
CD/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar