Teatro: Juventude em Marcha encerra agenda de espectáculos em Portugal no quadro da digressão à Europa

Inicio | Cultura
Teatro: Juventude em Marcha encerra agenda de espectáculos em Portugal no quadro da digressão à Europa
05/10/25 - 01:41 pm

Porto Novo, 05 Out (Inforpress) – A companhia teatral Juventude em Marcha encerrou na noite deste sábado a sua agenda de espectáculos em Portugal, com a segunda actuação no auditório da Santa Joana Princesa, em Alvalade.

Depois do espectáculo no dia 27 de Setembro, em Barreiros, esta companhia teatral, que está em mais uma digressão à Europa, actuou nos dias 03 e 04 de Outubro no auditório Santa Joana Princesa, em Alvalade, com estreia das peças Preto no Branco e Problemas de Família, respectivamente.

O líder da Juventude em Marcha, Jorge Martins, contactado pela Inforpress, destacou o sucesso conseguido com os espectáculos em Portugal, todos com salas cheias e com “um público entusiasmado com actuações de altíssima qualidade”.   

A peça Preto no Branco é uma adaptação da problemática da emigração que se vive hoje em dia em Portugal, enquanto Problemas de Família é a continuidade de uma série de problemas que a família de Urbino (a principal personagem) enfrenta diante de adversidades naturais com crises cíclicas e secas persistentes.

Em relação ao espectáculo deste sábado, quatro dos actores que completaram o elenco de dez elementos, dois são profissionais, ambos de naturalidade portuguesa, com descendência cabo-verdiana.

Os outros dois também são profissionais, mas de naturalidade cabo-verdiana.

“Foi uma experiência altamente positiva e recorrente que a Juventude em Marcha vem adotando para colmatar as dificuldades que o Ministério da Educação vem criando à companhia, recusando a dispensa de uma funcionária que afecta à instituição e que faz parte da trupe”, explicou este actor e realizador.

Jorge Martins lamentou essa situação, lembrando que a Juventude em Marcha está há 41 anos a servir a cultura cabo-verdiana.

De Lisboa, esta companhia teatral parte para a Suíça, onde, pela primeira vez, vai actuar perante à comunidade cabo-verdiana e os amantes da sétima arte.

JM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar