Porto Novo, 12 Jun (Inforpress) – Os pescadores do Tarrafal de Monte Trigo, no município do Porto Novo, manifestaram hoje a sua satisfação com a fibragem das embarcações de pesca artesanal na zona piscatória, que passam a operar em “melhores condições” de segurança.
O representante da associação local dos pescadores, Carlos Pires, explicou que dos 14 botes contemplados pelo projecto, oito já estão fibrados e já regressaram ao mar, oferecendo “melhores condições” de segurança aos homens do mar.
As restantes seis embarcações deverão, também, em breve retomar a faina pesqueira, segundo a mesma fonte, que adiantou que os pescadores estão satisfeitos com a fibragem das suas embarcações, que passam a oferecer “melhores condições” para o desenvolvimento da faina pesqueira.
O projecto tem financiamento do Ministério do Mar e visa melhorar as embarcações com vista a melhoria das condições de segurança aos pescadores.
Além de fibragem de embarcações, os pescadores do Tarrafal de Monte Trigo estão também a beneficiar de acções de formação.
Conforme apurou a Inforpress, a aldeia piscatória vizinha de Monte Trigo vai ser, igualmente, contemplada com um projecto idêntico, estando o levantamento a ser feito para a identificação das embarcações contempladas.
Na cidade do Porto Novo, todas as embarcações de pesca artesanal já foram fibradas, segundo a associação local de pescadores.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar