Porto Novo, 13 Ago (Inforpress) – Os pescadores no Tarrafal de Monte Trigo, Porto Novo, Santo Antão, têm estado a percorrer dezenas de quilómetros para adquirirem o gelo necessário à conservação do pescado, conforme apurou hoje a Inforpress junto destes operadores.
O pescador José da Luz, que é vice-presidente da Associação dos Pescadores do Tarrafal do Monte Trigo, confirmou à Inforpress que os homens do mar dessa localidade estão a adquirir gelo na cidade do Porto Novo, a cerca de 50 quilómetros, já que a unidade de produção de gelo nessa comunidade deixou de funcionar “há muito tempo”.
“Para adquirirmos gelo temos de nos deslocar à cidade do Porto Novo. Há muito tempo que não há gelo no Tarrafal, por isso, temos de ir até Porto Novo para comprar gelo”, notou este pescador.
Em 2015, foi instalada nessa comunidade piscatória uma unidade de produção de gelo que deixou de funcionar há muito tempo, uma situação que tem condicionado a actividade piscatória no Tarrafal de Monte Trigo.
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que esteve de visita ao Tarrafal de Monte Trigo, em finais de Julho, reafirmou que o Governo pretende instalar um complexo de pesca e de frio nessa localidadde.
O chefe do Governo já tinha em 2022 anunciado este mesmo projecto para essa zona piscatória, onde se situa um dos maiores bancos de pesca do País, o banco do Noroeste.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar