Tarrafal, 05 Jun (Inforpress) - Os agricultores do Colonato, do município do Tarrafal de Santiago, pediram hoje uma melhor solução na gestão e distribuição da água para rega que está a complicar-se dia após dia.
Em declarações à imprensa, um dos agricultores, Atanásio Correia, explicou que anteriormente, quando o Governo fazia a gestão da água, a situação estava melhor, mas depois que a empresa Água de Rega (AdR) assumiu o comando desta água tudo ficou mais complicado.
Segundo este agricultor todos estão a apresentar queixas a AdR, mas até então não tiveram nenhum feedback e nem foi apresentada nenhuma solução.
Da mesma situação reclamou também o agricultor Ivandro Lopes, que reconheceu que anteriormente havia muito desperdício de água, mas que depois da manutenção a quantidade disponibilizada reduziu-se drasticamente.
“Quando a associação tinha a gestão da água era possível produzir em maior quantidade e diversas culturas, mas agora ficamos muito tempo sem produzir, ou então temos que colocar plantações que resistem melhor à seca”, disse, sublinhando que as plantações muitas vezes morrem por falta de água.
Neste momento, os camponeses estão a plantar essencialmente abacate, batata, coqueiro, mangueira, mas mesmo assim está sendo um pouco difícil mantê-los vivos.
Por seu turno, o presidente da associação do Colonato, João José de Oliveira, ressaltou que o problema já vem se arrastando há muito tempo e juntamente com a falta de água veio as pragas e desentendimentos entre os próprios agricultores.
Este responsável também acusou a AdR de fazer uma má gestão da água, o que tem impedido os agricultores do Colonato de abastecer devidamente os mercados do município e do país com os produtos produzidos no espaço.
VF/MC
Inforpress/fim
Partilhar