Cidade do Tarrafal, 02 Ago (Inforpress) - O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, Neivo Araújo, afirmou hoje que valeu a pena a criação do município, tendo em conta os ganhos obtidos ao longo dos 20 anos.
No seu discurso na sessão solene comemorativa do Dia do Município do Tarrafal, o autarca reconheceu a importância da iniciativa de criação do município, tendo em conta o impacto na autonomia administrativa.
A mudança, continuou, não foi apenas administrativa, mas sim “um passo firme” na valorização da identidade, reforço da cidadania local e promoção do “desenvolvimento mais equilibrado” da ilha de São Nicolau.
Segundo o mesmo, existem “ganhos evidentes e visíveis” em diferentes áreas, como é o caso de infraestruturas e acessibilidades, dando como exemplo a construção da estrada de acesso à localidade de Fragata, que por vários anos esteve isolada.
Relativamente à área social, Neivo Araújo destacou o acesso regular à água potável e electricidade, iniciativas de apoio às famílias mais vulneráveis, bem como projetos de capacitação e inclusão.
“Ligado à saúde evoluímos de forma notável, com a criação da Delegacia de Saúde do Tarrafal, que hoje é uma instituição autónoma, com três médicos, 14 enfermeiros e técnicos especializados em diferentes áreas como laboratório e Raio X, entre outros”, acrescentou.
A mesma fonte salientou ainda que a sua equipa lidera uma câmara com “rosto claramente social”, que tem o compromisso de contribuir para a melhoria de vida da população.
Aproveitou para apelar ao Governo a melhoria do sector dos transportes para a melhor mobilidade das pessoas e escoamento dos produtos.
O Governo esteve representado na sessão solene pelo ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Augusto Veiga, que destacou a “forte ligação” existente entre o Governo e as câmaras municipais, afirmando que têm trabalhado com determinação e visão estratégica.
Augusto Veiga reafirmou que o Governo irá continuar com uma parceria ativa, destacando as obras como o complexo de Pesca do Porto do Tarrafal, a reabilitação do museu da pesca e, sobretudo, a expansão e modernização do porto comercial do Tarrafal.
LS/AA
Inforpress/Fim
Partilhar