
Paul, 25 Out (Inforpress) – O Governo e a Câmara Municipal do Paul assinaram, hoje, o contrato-programa para a remodelação do polivalente da cidade das Pombas, visando modernizar o espaço, promover o desporto, a cultura e o bem-estar da juventude.
Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal do Paul, Adilson Fernandes, destacou a importância do projecto para a juventude e para a comunidade desportiva do concelho.
“Para nós, é com grande satisfação que estamos aqui hoje, neste momento de grande importância para o município do Paul, particularmente, no que diz respeito à nossa juventude e também ao desporto”, afirmou.
O autarca sublinhou que muitas infra-estruturas desportivas do município, incluindo o polivalente da cidade das Pombas, se encontram em estado de degradação devido a anos de utilização e à falta de intervenções profundas.
“O Polivalente marcou gerações e foi durante décadas o principal espaço para a prática desportiva e de convivência da nossa juventude, mas ao longo dos anos foi perdendo as condições adequadas”, acrescentou.
O projecto, segundo Adilson Fernandes, visa a requalificação integral do espaço, tornando-o moderno, funcional e capaz de acolher eventos desportivos e culturais, promovendo a inclusão social e o bem-estar da população, especialmente, dos jovens.
Esta intervenção, segundo a mesma fonte, será realizada em fases, sendo a primeira, agora lançada com o apoio do Governo, contempla a requalificação do espaço existente e a segunda fase prevê a cobertura do Polivalente e, futuramente, o desenvolvimento de um projecto de pavilhão desportivo no município.
“Estamos a trabalhar de forma organizada e estruturada para vencer os desafios actuais e perspectivar o futuro do desporto no Paul”, reforçou o presidente da autarquia, adiantando que, em 2026, está prevista também a requalificação dos polivalentes de Cabo da Ribeira e de Pontinha de Janela.
Por seu turno, o ministro da Juventude e Desporto, Carlos do Canto, considerou um momento “importante“ para o concelho e para a ilha.
“O Paul irá ganhar um polivalente moderno, capaz de receber eventos de várias modalidades do futsal, andebol, voleibol e basquete, a desportos de combate como boxe, ginástica, karaté e taekwondo, e também actividades culturais e sociais”, salientou.
O governante salientou ainda que o projecto se enquadra numa política mais ampla de desenvolvimento de infra-estruturas desportivas em Santo Antão e em Cabo Verde, referindo-se a obras já em curso, como a construção de bancadas e a substituição do relvado do estádio João Serra, no município da Ribeira Grande, bem como o futuro campo relvado do Paul, que permitirá que todos os 22 municípios do país disponham de campos com relvado para futebol de onze.
LFS/HF
Inforpress/Fim
Partilhar