Cidade da Praia, 17 Out (Inforpress) – Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) anunciou hoje, que acaba de conceder a autorização a Starlink Cabo Verde, Lda, para prestar serviços de comunicações electrónicas em todo o território nacional.
Em comunicado, a ARME informou que a decisão resulta da deliberação do conselho de administração da entidade reguladora na sua reunião de 11 de Outubro de 2024.
Segundo avançou, com objectivo de oferecer serviços de Internet banda larga via satélite, a Starlink Cabo Verde solicitou a autorização à ARME, permitindo que cidadãos de todas as ilhas tenham acesso ao serviço de comunicações electrónicas.
A prestação de serviços de comunicações via satélite “constitui hoje uma alternativa às redes terrestres, e possibilita o fornecimento da conectividade de alta velocidade e baixa latência, principalmente em zonas com baixa ou sem cobertura terrestre”, lê-se ainda no comunicado.
Fundamentada no regime jurídico das comunicações electrónicas, a ARME reafirmou o seu compromisso em promover a concorrência e garantir a liberdade de oferta de redes e serviços no mercado.
A reguladora já havia concedido autorização a outros operadores nacionais, como Airtel e Ed Solutions, para prestação de serviços.
“Estas decisões reflectem o compromisso da autoridade reguladora em assegurar um ambiente competitivo que beneficie os cidadãos, promovendo a melhoria da qualidade dos serviços e a redução dos preços”, conclui a ARME.
JBR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar