Mindelo, 17 Set (Inforpress) – A Universidade Lusófona de Cabo Verde (ULCV), em São Vicente, informou hoje que vai receber, em Abril do próximo ano, a conferência internacional “Alterações climáticas e educação ambiental: Desafios, respostas, saberes locais e oportunidades”.
De acordo com a nota conceptual do evento, a conferência vai decorrer de 23 a 25 de Abril e pretende explorar, numa perspectiva interdisciplinar, o fenómeno das alterações climáticas na relação entre o local e o global.
“Este tema aborda questões fundamentais como a relação entre o Norte e o Sul global e entre humanos e não-humanos, as novas formas de vida, a educação ambiental, os futuros ecológicos e tecnológicos, as políticas energéticas, a sustentabilidade, as estratégias de mitigação e adaptação, a cooperação internacional, as políticas públicas, os saberes locais e as cosmologias autóctones”, destacou.
Conforme a universidade, a conferência permitirá a exploração de diferentes narrativas sobre a crise ambiental e de diferentes formas de resiliência planetária, confrontando desafios, respostas, saberes locais e oportunidades e valorizando as suas dimensões culturais.
Além disso, avançou, a conferência visa promover o diálogo entre saberes especializados, técnicos e humanísticos, entre instituições, agências educativas e sociedade civil, entre associações, activistas e academia.
“Embora partindo do mundo lusófono e apreciando particularmente as propostas que têm um foco nas realidades destes países, a conferência acolhe contribuições de qualquer contexto”, explicou a mesma fonte, acrescentando que a mesma terá sessões plenárias e sessões temáticas, e visitas de campo para conhecer as boas práticas implementadas em Cabo Verde, mais concretamente na ilha de São Vicente.
A organização informou ainda que são esperados 70 participantes, pelo que as propostas das comunicações devem ser submetidas até Novembro próximo.
CD/CP
Inforpress/Fim
Partilhar