Mindelo, 02 Jun(Inforpress)- A Universidade do Mindelo realiza, a partir de segunda-feira, conferências e painéis temáticos, integrados nas VII jornadas de ortóptica e ciência da visão
O primeiro painel “Porque rastrear” estará a cargo da professora Lenira Delgado, que vai falar sobre a importância do rastreio” e dos alunos do 3º ano do curso de ortóptica e ciência da visão que vão apresentar os “resultados dos rastreios visuais realizadas aos alunos nas escolas de São Vicente e as estratégias de seguimento dos casos detectados”.
O segundo painel, “O papel do ortoptista na equipa dos cuidados primários de saúde primários”, será apresentado pela professora da Escola Superior de Saúde do Porto Catarina Mateus, e por profissionais da Delegacia de Saúde de São Vicente.
O terceiro painel, “A importância da profissão ortoptista para a melhoria dos cuidados de saúde da visão em Cabo Verde”, estará sob a responsabilidade do presidente da Associação cabo-verdiana dos ortoptistas, Quintino da Luz.
Na quarta-feira, esta prevista a apresentação de outro painel sobre “a situação dos alunos com necessidades educativas especiais relacionadas com a visão”, por um colectivo de professores, alunos e profissionais de saúde.
Além desses painéis temáticos serão apresentadas formações sobre cuidados de saúde primários da visão e sobre baixa visão, além de realização de actividades promovidas pela Associação Cabo-verdiana dos Ortoptistas.
CD/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar