Mindelo, 20 Jul (Inforpress) – Os jovens Daiane Ramos e Márcio Soares mostraram-se hoje satisfeitos com as oportunidades advindas do Fórum Regional da Juventude, realizado em São Vicente, que os permitiu ter novas experiências e convivências.
Natural de São Nicolau e com 17 anos, Daiane Ramos disse que leva para a sua ilha muitas experiências, entre estas as oportunidades de fazer novas amizades e conviver com outros jovens.
“Foi um momento de compartilhar das realidades existentes em Cabo Verde e que mostraram também que mesmo que um jovem não consiga formar-se a nível superior, há novas formas de se desenvolver”, sustentou a mesma fonte, que referiu, por exemplo, à formação profissional.
O que importa, recomendou, é correr atrás e nunca desistir dos objectivos, porque, “sempre pode-se encontrar uma outra solução”.
Por sua vez, Márcio Soares, 24 anos e natural de Porto Novo (Santo Antão), acredita que o fórum foi “muito importante”, não só em relação à estadia, mas a convivência e a troca de informações.
O jovem garantiu que vai levar um pouco das experiências para o seu concelho, em áreas como desporto e qualidade de vida.
“Vamos tentar levar os pontos fortes de São Vicente, que é um lugar mais desenvolvido, para que Porto Novo e os outros concelhos [de Santo Antão] possam se desenvolver também”.
Agarrando ao lema do evento “Incentivos ao empreendedorismo, emprego e empregabilidade jovem”, Márcio Soares realçou que pretende levar algumas ideias desta área para implementar em Santo Antão e assim ajudar a fixar mão-de-obra e permitir o crescimento.
Em representação do Governo, que organizou o evento, o ministro do Desporto e da Juventude, Carlos Monteiro, afirmou que o fórum regional, o segundo realizado este ano, procurou atender a reivindicações da juventude para haver estes espaços para mostrarem os seus subsídios e debater com os diversos agentes públicos e privados.
“É no fundo ter os jovens muito mais dentro do processo de desenvolvimento nos vários temas e sectores que lhes interessam”, esclareceu o ministro.
Para além dos momentos de debate, o evento realizado por dois dias, hoje e sexta-feira, contou também com uma vertente de intervenção comunitária, na zona de Ribeira Bote, que, entre outras actividades, contemplou a pintura de um muro e um desfile pelas ruas da zona com batucada e mandingas.
LN/CP
Inforpress/Fim
Partilhar