São Vicente e Santo Antão recebem Encontro Nacional de Troca de Experiências das Organizações da Sociedade Civil

Inicio | Sociedade
São Vicente e Santo Antão recebem Encontro Nacional de Troca de Experiências das Organizações da Sociedade Civil
17/10/24 - 05:11 pm

Mindelo, 17 Out (Inforpress) - O Programa das Pequenas Subvenções do Fundo Mundial para o Ambiente e a OMCV realizam, a partir de segunda-feira, o Encontro Nacional de Troca de Experiências das Organizações da Sociedade Civil em São Vicente e Santo Antão.

Esta informação consta de uma nota de imprensa da delegação da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), em São Vicente, para quem o encontro visa essencialmente partilhar experiências sobre métodos de execução de projectos ambientais e reforçar os conhecimentos sobre as boas práticas e soluções associativas das organizações participantes.

“Especificamente o encontro terá objectivos como partilhar e favorecer o conhecimento sobre a resiliência no campo e segurança alimentar, reflectir e reforçar os conhecimentos sobre o acesso à energia e luta contra a pobreza energética e reflectir sobre a novas tendências de alimentação saudável animal e inseminação artificial animal”, destacou a organização.

De acordo com a mesma fonte, vão participar no evento 16 organizações subvencionadas do programa nacional das ilhas de Santo Antão, São Vicente, Boa Vista, Santiago e Fogo, a Coordenação Nacional do Programa das Pequenas Subvenções do Fundo Mundial para o Ambiente (GEF SGP) e a representante da OMCV em São Vicente.

Conforme a OMCV, o SGP é um mecanismo de atribuição e coordenação de subvenções ambientais dedicado e orientado a organizações da sociedade civil, comunidades locais e ainda grupos vulneráveis. É um programa corporativo implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e executado pelo Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projectos (UNOPS).

O seu objectivo é promover e apoiar projectos inovadores, inclusivos, e ainda promover parcerias entre os actores envolvidos a fim de poderem melhor responder aos desafios ambientais locais e de impacto global.

Desde a sua implementação em Cabo Verde, o GEF SGP já subvencionou 177 projectos de organizações da sociedade civil nacionais, beneficiou 31.372 pessoas, das quais 15.429 mulheres, um investimento aproximado de cinco milhões de dólares americanos.

Atcualmente o programa tem em execução 17 projectos num montante de 487.200 dólares americanos.

CD/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar