São Vicente: Aproveitar as oportunidades dos EUA vai depender da capacidade de Cabo Verde transmitir segurança – ministro do Mar

Inicio | Cooperação
São Vicente: Aproveitar as oportunidades dos EUA vai depender da capacidade de Cabo Verde transmitir segurança – ministro do Mar
06/10/24 - 09:16 pm

Mindelo, 06 Out (Inforpress) – O ministro do Mar, Jorge Santos, defendeu hoje, no Mindelo, que para Cabo Verde aproveitar as oportunidades apresentadas pelos Estados Unidos da América (EUA) terá de ter capacidade de transmitir confiança, segurança jurídica e nos investimentos.

Jorge Santos mostrou este posicionamento aos jornalistas após um encontro com uma delegação norte-americana que visita o arquipélago, a partir de hoje até quinta-feira, 10, com foco no tema “Futuros Azul-Verde”.

“Tudo vai depender da nossa capacidade de apresentar e transferir essa confiança e a segurança, não só jurídica, mas também dos investimentos e, ainda, as oportunidades que são boas”, considerou o governante ao ser questionado pela Inforpress sobre os resultados que podem advir desta visita.

Tanto assim é que, sublinhou, é “uma delegação diversificada e uma das maiores a deslocar-se ao País”, 23 elementos, com interesse em várias áreas.

O grupo, conforme a mesma fonte, traz representantes interessados em investir em Cabo Verde, que também está pronto para aproveitar as oportunidades.

Oportunidades essas que, asseverou, são “grandes” no que toca à industrialização da pesca e aquacultura e, ainda, nos investimentos a nível do turismo ligado ao mar.

Daí que, para Jorge Santos, este é o início de um processo para o estreitamento das relações entre os dois países, que partilham o mesmo Oceano Atlântico.

Acredita ainda que Cabo Verde saberá receber esses novos investidores e criar novas alternativas, quando neste momento já existe o African Growth and Opportunity Act (AGOA, sigla em inglês) e ainda investimentos com o selo de empresários norte-americanos.

Por seu lado, a chefe da delegação, Dorothy McAuliffe, admitiu que o grupo está no arquipélago para estabelecer parcerias no tocante à economia azul e possibilitar oportunidades de emprego e ainda explorar oportunidades de negócios.

Neste sentido, agradeceu o acolhimento do ministro do Mar, que dá início às conversações que espera que sejam frutíferas.

A delegação de Oportunidade de Parceria (POD) tem como foco o tema “Futuros Azul-Verde” e visa fomentar a colaboração entre agências governamentais, empresas e instituições académicas em Cabo Verde, centrando-se em pesquisa marinha e climática, energia renovável, transporte, ecoturismo e tecnologias de informação e comunicação.

O grupo iniciou o programa no Mindelo, onde foi acolhido hoje pelo ministro do Mar, e permanecerá até terça-feira, 08.

Da agenda constam visitas a instituições como o Instituto do Mar (IMar), a Universidade Técnica do Atlântico (UTA), a Enapor, a Frescomar, a Zona Económica Especial Marítima de São Vicente (ZEEM-SV), a Fazenda do Camarão, entre outras.

Já na quarta-feira deslocam-se à ilha do Sal e, de seguida, quinta-feira, 10, será a vez de Santiago, onde cumprem uma agenda na qual se inclui um encontro com o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, e visita à TechParkCV.

LN/HF

Inforpress/Fim   

Partilhar