São Vicente: Alunos de escolas secundárias voltam às ruas a pedir melhorias no sistema de ensino e em apoio aos professores

Inicio | Sociedade
São Vicente: Alunos de escolas secundárias voltam às ruas a pedir melhorias no sistema de ensino e em apoio aos professores
16/04/24 - 01:28 pm

Mindelo, 16 Abr (Inforpress) – Alunos de três das cinco escolas secundárias de São Vicente voltaram hoje a marchar em direcção à Delegação do Ministério da Educação a exigir melhorias no sistema de ensino e em apoio à luta dos professores.

Estimado pelos próprios em “cerca de 200 alunos” na manifestação, estes fizeram o percurso pelas principais artérias da cidade do Mindelo, até a Delegação da Educação empunhando cartazes e, através de palavras de ordem, pediam o seu direito, justificavam “alunos na rua, Governo a culpa é tua” e ainda lembravam que “nota não é sorvete para ser congelado”.

Um porta-voz dos alunos, Alexandro Delgado, do Liceu Ludgero Lima, assegurou que a iniciativa da manifestação foi dos próprios e o propósito é defender os direitos dos alunos, mas também “um ensino de qualidade”, a começar pelo currículo.

Contestam ainda, segundo a mesma fonte, a “falta de conteúdos em algumas disciplinas” e ausência de professores, "em pleno terceiro trimestre".

Contudo, assinalou, os alunos também apoiam a luta dos professores por um melhor salário.

Com concentração em frente à Escola Salesiana de Artes e Ofícios, a manifestação percorreu várias artérias da baixa da cidade do Mindelo e culminou em frente à Delegação do Ministério da Educação.

No regresso, os alunos, sempre ostentando cartazes e a lançar palavras de ordem, utilizaram um percurso que alcançou ainda a Avenida 12 de Setembro (que vai ao dar ao Estádio Adérito Sena).

AA/HF

Inforpress/Fim

Partilhar