Ribeira Brava, 15 Mar (Inforpress) – O formador e deficiente visual João Araújo quer alargar o ensino do Braille na ilha de São Nicolau aos funcionários públicos e pessoas que trabalham com atendimento ao público.
Em declarações à Inforpress, João Araújo, que desde de 2017 tem se dedicado ao ensino do Braille, disse já ter formado cerca de meia centena de professores, para além de alunos e funcionários de instituições na ilha.
Segundo o mesmo, o foco agora passa sobretudo por “sensibilizar” as pessoas que trabalham nas instituições públicas a participarem das formações.
“De modo que estes funcionários estejam preparados para quando uma pessoa com deficiência se dirigir a estas instituições saberem como lidar com os mesmos e lhes dar o melhor atendimento”, realçou, sublinhando que para isso está disponível para ministrar formações Braille, mobilidade e orientação.
Conforme avançou ainda, em São Nicolau e em Cabo Verde no geral ainda há um longo caminho a ser feito neste sentido para que as pessoas com deficiência possam ter um melhor atendimento.
João Araújo, que falava à Inforpress no final de mais uma formação destinada a professores do município da Ribeira Brava, garantiu que o próximo passa por formar os monitores do pré-escolar e formação de informática para os deficientes visuais.
“O objetivo é arrancar em Abril com formações de informática nos dois municípios da ilha, sendo que neste momento já tenho um número considerável de professores e alunos inscritos para a formação”, afirmou.
WM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar