Ribeira Brava, 04 Jun (Inforpress) – A delegação do ICCA na ilha de São Nicolau procedeu hoje à apresentação da campanha “Proteja – Crianças e Adolescentes Livres da Violência Sexual”, no âmbito das actividades do Dia Internacional das Crianças Inocentes e Vitimas de Agressão.
A apresentação aconteceu junto dos alunos do primeiro e segundo ano de escolaridade da Escola de Ensino Básico Obrigatório Lucília Freitas na cidade do Tarrafal.
Segundo a responsável do ICCA na ilha, Nadilsa Freitas, a campanha visa “sensibilizar” as comunidades a “mudarem de comportamento” para que se possa ter “crianças livres do abuso sexual”.
“Falámos sobre o que é a violência sexual, quem pode ser os agressores e os cuidados e o que devem fazer caso sejam vítimas”, acrescentou.
A mesma fonte sublinhou ainda que a equipa do ICCA na ilha tem estado “sempre” a deslocar às comunidades e as escolas e jardins infantis, para sensibilizar sobre o abuso sexual a crianças e adolescentes.
Nadilsa Freitas realçou ainda que as estatísticas mostram que há um aumento do número de casos de abuso sexual, mas na prática consideram que houve um aumento de denúncias, “pois a população já está mais sensibilizada e com menos medo de denunciar”.
A campanha “Proteja – Crianças e Adolescentes Livres da Violência Sexual” tem como objectivo mobilizar a sociedade cabo-verdiana em torno do direito à protecção para uma infância e adolescência livre da violência sexual.
WM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar