Calheta, São Miguel, 23 Jul (Inforpress) – O vereador das Obras da Câmara Municipal de São Miguel (Santiago), Albertino de Pina, garantiu hoje à Inforpress que as obras de construção do Centro de Saúde da vila de Achada do Monte devem arrancar nos próximos dias.
Segundo Albertino de Pina, que também tutela o pelouro Planeamento Estratégico, Juventude, Cultura e Comunicação, o projecto enquadra-se no âmbito do projecto “Covid-19 Emergency Response”, financiado pelo Banco Mundial.
O prazo de execução é de 10 meses a partir da data da consignação.
Trata-se, segundo informações do Gabinete Técnico da Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), de um edifício que vai ter as mesmas valências que os centros de saúde de São Lourenço dos Órgãos e de Assomada, Santa Catarina, como serviços de ginecologia, pediatria, radiologia, estomatologia, entre outros serviços prestados pelos centros de saúde do país.
Conforme o município liderado por Herménio Fernandes, a nova estrutura de saúde vai servir toda a zona Norte desse município santiaguense e zonas do concelho vizinho mais à Norte.
O vereador acrescentou ainda que desde a elevação de Achada do Monte à categoria de vila, em 2015, a edilidade tem primado por dotar a vila das infra-estruturas necessárias para a sua qualificação.
Com a conclusão do projecto o município passa a contar com dois centros de saúde, e a RSSN que conta com cinco delegacias de saúde, um hospital regional, com sete centros de saúde, sendo que o de São Salvador do Mundo, depende da Delegacia de Saúde de Santa Catarina.
FM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar