São Filipe: Área VIP à frente da entrada principal impede Casa das Bandeiras de colocar tenda para recepção de convidados (c/vídeo)

Inicio | Sociedade
São Filipe: Área VIP à frente da entrada principal impede Casa das Bandeiras de colocar tenda para recepção de convidados (c/vídeo)
01/05/24 - 02:16 pm

São Filipe, 01 Mai (Inforpress) – A instalação de um palco denominado de “área VIP”, à frente da entrada principal da Casa das Bandeiras, impediu a montagem de uma tenda no Presídio para receber parte dos convidados para o almoço dos cavaleiros.

Por volta do meio-dia de hoje e a poucas horas do almoço, o presidente da Casa das Bandeiras, Henrique Pires, chamou a imprensa para denunciar a situação e exigir que a mesma seja resolvida de forma definitiva, para evitar problemas com consequências mais graves.

“Em termos logísticos estamos com problemas graves e é uma coisa que nunca aconteceu, que é a ocupação do espaço à frente da Casa das Bandeiras. Todos os anos temos espaços para colocação de tendas para almoço de cavaleiros, mas este ano temos VIP que tem a organização do festival/baile no Presídio a ocuparem o nosso espaço”, disse Henrique Pires.

Este referiu que o festival terminou por volta das 8:30 e às 11:00 horas ninguém surgiu para dar satisfação e a tenda que era para colocar ainda não aconteceu, acrescentando que é “uma falta de consideração para Casa das Bandeiras” e não deixar espaço para receber parte dos convidados para o almoço.

“É um exagero, abuso e falta de responsabilidade e consideração fazer essas coisas. Não é normal ter este espaço à frente de uma instituição que faz uma festa de nome em Cabo Verde”, disse Henrique Pires, sublinhando que a alternativa é usar este espaço para minimizar o problema, mesmo sabendo que parte dos convidados vai ficar ao sol.

Henrique Pires apelou às autoridades para resolver este problema porque, explicou, se não for resolvido, de ano para ano vai descambar e chegar o momento em que vai criar problemas graves, como o deste ano.

“Esperamos que as entidades vejam esta situação e tomem medidas, porque já ultrapassou tempo da festa (festival/baile) sair do Presidio”, advogou Henrique Pires para quem só falta as pessoas entrarem na Casa das Bandeiras para colocar a área VIP.

No local, perto do meio-dia, alguns trabalhadores da organização do festival/baile no Presídio estavam a tentar desarmar a área VIP, mas dado o aproximar da hora do almoço e a necessidade de arrumar o espaço, pessoas afectas à Casa das Bandeiras pediram para deixar a área, para não atrasar o processo de arrumação.

O responsável do Fogo Entertainment, empresa responsável pela organização do festival/baile no Presídio, não estava presente, o que impossibilitou a Inforpress de ouvir a sua versão.

Com relação às cavalhadas no Alto São Pedro e que marca o final da parte tradicional da bandeira, o presidente da Casa das Bandeira disse que este ano, para ter cavalos a instituição falou com alguns proprietários para “alugar os cavalos”, mas mesmo alugando os animais não aparecem para levar a bandeira à igreja.

“É uma situação que deve ser resolvida e, neste caso concreto, é da câmara a responsabilidade, porque é ela que organiza corridas de cavalos com direito a prémios”, defendeu Henrique Pires, sublinhando que cabe à edilidade regulamentar a corrida a prémio e fazer com que os cavalos participem nas corridas de grinalda (cavalhadas) no Alto São Pedro.
“Esperamos que desta vez a câmara resolva a situação porque é uma responsabilidade dela”, concluiu.

JR/JMV
Inforpress/Fim
 

Partilhar