São Nicolau: Gualberto do Rosário considera que a ilha precisa de um plano integrado de desenvolvimento

Home | Economy
São Nicolau: Gualberto do Rosário considera que a ilha precisa de um plano integrado de desenvolvimento
11/07/25 - 10:14 pm

Cidade do Tarrafal, 11 Jul (Inforpress)- O economista e ex -governante Gualberto do Rosário considerou hoje que a ilha de São Nicolau precisa de um plano  integrado de desenvolvimento.

Gualberto do Rosário, que falava na conferência realizada pela Associação dos Soares de São Nicolau, onde dirigiu o painel turismo, economia local e transportes, destacou a necessidade de se desenvolver estratégias para alavancar a ilha.

“Não é um plano centralizado, mas sim um plano imperativo para o Estado com programas devidamente integrados de forma a viabilizar o desenvolvimento”, afirmou. 

O antigo governante reconheceu que a ilha possui várias potencialidades, mas que não são “aproveitadas”, principalmente devido ao problema dos transportes,  que é um factor essencial para o desenvolvimento. 

O economista realçou que  para se resolver o problema geral de desenvolvimento, o transporte ou melhoria na mobilidade é um dos elementos essenciais.

A presença de emigrantes na ilha contribui para a dinamização da economia local, mas o problema de transportes tem dificultado a entrada e saída de pessoas na ilha de São Nicolau. 

LS/JMV

Inforpress/Fim

Share