São Filipe: Desempenho da câmara em 2023 considerado positivo no contexto local, regional e nacional

Inicio | Política
São Filipe: Desempenho da câmara em 2023 considerado positivo no contexto local, regional e nacional
19/03/24 - 10:39 am

São Filipe, 19 Mar (Inforpress) – O nível de desempenho e de realização da Câmara Municipal de São Filipe em 2023 “foi e é bastante positivo” no contexto local, regional e nacional, refere o relatório de actividades que hoje é discutido pelos eleitos locais.

As actividades referentes ao ano económico de 2023, na óptica da edilidade, apesar dos condicionalismos impostos pela crise vivenciada com impactos brutais na “fraca” recuperação da economia global, dos elevados riscos de fragmentação no mercado nacional, tiveram um desempenho “positivo”.

O relatório alista outros constrangimentos como a incerteza na cadeia logística e do sistema de transporte aéreo e marítimo, com consequências perniciosas na economia nacional, mas também local.

A conjuntura de governação a nível nacional provocou reflexões profundas e cautelosas em todos os contextos da governação local, quer político, social e económica, uma vez que as dinâmicas nacionais, de alguma instabilidade, sobretudo no sector dos transportes, aéreo e marítimo, influenciaram directa ou indirectamente no cabal cumprimento dos objectivos traçados pelos municípios, obrigando as câmaras a redefinirem as suas estratégias.

“Tendo em conta que as perspectivas nacionais em 2023 trouxeram uma base de elevada incerteza, tivemos que definir claramente as estratégias e as áreas que deveriam ser priorizadas e potencializadas, quais sejam a melhoria das condições de vida dos munícipes, a redução da pobreza, a segurança alimentar, a protecção e valorização do ambiente, como forma de acelerar o desenvolvimento local (…) sem esquecer o pilar da infra-estruturação”, destaca o documento.

Além destas adversidades e complexos desafios, registou-se ainda as situações de força maior como foi o caso da declaração da situação de calamidade, devido aos estragos provocados pelas chuvas de Setembro de 2023.

“O ano de 2023 foi um ano complexo e crítico, obrigando a câmara a realizar um exercício de governação extraordinário para, por um lado, repor a normalidade municipal (…) e por outro lado a materializar o plano de actividades”, lê-se no documento que enumera um conjunto de realizações, obras, eventos e investimentos nos diversos sectores de actividades.

Para responder aos grandes desafios e face à situação extraordinariamente contingencial, parte dos recursos mobilizados para o ano de 2023 foram alocados para as medidas e políticas de modernização dos serviços administrativos do município, para aproximar os serviços públicos dos munícipes e assegurar a celeridade no andamento dos processos administrativos, reduzir a burocracia e simplificar o atendimento e os procedimentos.

Com a estruturação, a edilidade conseguiu aproximar-se do objectivo da transformação e de dinamização da economia local, ora dependente, em grande medida, dos investimentos emigrantes e do aparecimento de novos empreendedores.

O documento está a ser “julgado” pelos eleitos municipais das duas forças com representação na Assembleia Municipal, nomeadamente o PAICV que suporta a câmara e o MpD que é oposição em São Filipe.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar