Cidade da Praia, 16 Set (Inforpress) – O Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional enalteceu hoje os 50 anos de independência nacional, asseverando que a conjuntura mundial apela à acção externa atenta, inteligente e diligente no cenário internacional.
Em comunicado na sua página oficial, o Governo celebrou o Dia da Diplomacia Cabo‑verdiana que se comemora a 16 de Setembro, enfatizando o papel crucial da diplomacia no progresso da nação e como parceiro seguro, útil e credível no cenário internacional.
“Soubemos igualmente assegurar uma participação profícua nos palcos do multilateralismo, dando contribuições para as grandes questões globais”, afirmou, defendendo que Cabo Verde soube trilhar o caminho para o desenvolvimento e construir parcerias sólidas quer a nível bilateral quer multilateral.
Para o ministério, estes desafios reforçam a necessidade de coerência e pragmatismo nas relações externas, bem como de reconhecer os esforços de todos os que contribuíram para este sector ao longo dos anos.
O ministério recorda que o Dia da Diplomacia Cabo‑verdiana foi instituído pelo Governo em Setembro de 2022, como forma de reconhecer e valorizar o trabalho dos diplomatas e agentes diplomáticos, bem como estimular o debate sobre política externa e fortalecimento institucional “em prol dos superiores desígnios e interesses da Nação Cabo-verdiana”.
O Dia da Diplomacia Cabo-verdiana celebra-se a 16 de Setembro para homenagear e valorizar o trabalho dos diplomatas cabo-verdianos e a sua contribuição para as políticas externas do país.
A data foi instituída pelo Governo de Cabo Verde, aludindo à adesão de Cabo Verde à Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, um momento crucial da sua história diplomática.
LT/HF
Inforpress/Fim
Partilhar