São Filipe, 01 Nov (Inforpress) – A sexta campanha anual de monitorização e conservação da Cagarra (Calonectris edwardsii) na ilha Brava foi concluída com a identificação de 72 ninhos activos e a recaptura de 97 adultos.
Os dados da campanha, que decorreu entre Julho e Setembro, foram divulgados na quinta-feira pela Associação Projecto Vitó através do seu boletim informativo referente ao terceiro trimestre de 2024 (Julho a Setembro).
A campanha realizada pelo sexto ano consecutivo visa monitorar esta espécie que se reproduz em zonas costeiras remotas e de difícil acesso e contou com a colaboração de técnicos da Associação Projecto Vitó (três biólogos) e de três voluntários da Universidade de Barcelona e assistentes de campo e marinheiro da associação.
O objectivo principal é o acompanhamento das colónias da Cagarra que na ilha Brava constituem uma das últimas e maiores colónias desta espécie nas ilhas habitadas do arquipélago, permitindo a recolha de dados fundamentais para o estudo da ecologia e distribuição da espécie.
Os dados da campanha indicam que foram identificados 72 ninhos activos, 97 adultos foram recapturados, 28 adultos e 18 filhotes foram anilhados e foram recuperados alguns equipamentos como sete AXY, 22 GPS e 14 GEO.
As informações recolhidas são “fundamentais” para o desenvolvimento de uma proposta de criação de uma área protegida na ilha Brava, assegurando a preservação de uma das espécies mais emblemáticas de Cabo Verde.
JR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar