Cidade da Praia, 25 Jul (Inforpress) – Trinta jovens receberam hoje cheques-brinde no valor de 200 mil escudos, cada, no âmbito da segunda edição do programa “Bootcamp Impactar" para darem início à implementação das respectivas ideias de negócios.
Esta segunda edição contou com mais de 90 participantes provenientes de oito ilhas, que ao longo do Bootcamp beneficiaram de um percurso intensivo de capacitação técnica, orientação prática e mentoria.
Hoje receberam este financiamento para implementar as suas ideias de negócios, segundo avançou a coordenadora da Unidade para a Economia Social e Solidária no Estado da Família, Edzana Mascarenhas, durante a cerimónia de entrega dos cheques.
Conforme explicou, os 30 projectos finalistas, que tiveram “grande impacto social”, visam promover a inclusão, igualdade de género e visibilidade das classes mais vulneráveis no país.
Destacou que Impactar é mais do que um programa de apoio ao empreendedorismo social, é também um “instrumento de transformação e criação de oportunidades de inclusão” para mulheres, jovens e grupos vulneráveis.
O programa foi concebido com base na lógica de intervenção que associa a capacitação, mentoria, estruturação de modelos de negócios, acesso ao financiamento e incubação, assegurou a mesma fonte.
Avançou que os projectos premiados continuarão a ser acompanhados até o mês de Outubro para a sua plena implementação.
Edzana Mascarenhas destacou que esta abordagem contribui para criar um ecossistema de inclusão competitiva que oferece capacitação e financiamento, mas também que oferece o apoio e o acompanhamento necessário desses jovens na implementação dos seus projectos para a melhoria das condições de vida.
O projecto “Encantos em Casa”, da jovem Noemi Faria, da ilha de São Vicente, visa criar uma loja de diversos produtos, serviços e de entregas para facilitar a vida das pessoas que não têm tempo para comprar, sobretudo presentes, segundo a mentora.
Disse que enfrentou alguns desafios em acompanhar a formação, tanto presencial como online durante este tempo, devido ao seu trabalho, mas afirmou que graças a seu esforço conseguiu ultrapassar esta dificuldade.
Noemi Faria disse estar feliz por o seu projecto ser uma das finalistas e aproveitou para agradecer a toda equipa pela capacitação e apoio, e incentivou outros jovens a se inscreverem também neste programa.
O projecto “Nha Lanchinhu”, do jovem Ângelo Carvalho, da cidade da Praia, é um projecto que tem como intuito trazer refeições mais saudáveis para as crianças, segundo explicou.
Assegurou que este projecto está ainda na sua fase inicial e com este financiamento acredita que vai contribuir para levar o projecto “mais adiante”.
Deixou uma mensagem de agradecimento e também de encorajamento a todos os jovens para não desistirem dos seus sonhos, que mesmo não tendo financiamento sobre alguma ideia de negócio para não desistirem de procurar apoios que um dia poderão encontrar oportunidades.
O programa Impactar é o resultado de uma parceria estratégica entre o Governo, as organizações da sociedade civil, através do BIC, o sector privado, We Care e os parceiros de desenvolvimento, o PNUD, evidenciando a importância da ação conjunta na criação de oportunidades de inclusão social e económica.
A entrega dos cheques-brinde contou com a presença do ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, representante do PNUD, David Matern, entre outros convidados.
DG/AA
Inforpress/Fim
Partilhar