Coordenador diz que São Vicente Trail já conta com 200 atletas inscritos

Inicio | Desporto
Coordenador diz que São Vicente Trail já conta com 200 atletas inscritos
25/07/25 - 11:00 pm

Mindelo, 25 Jul (Inforpress) – O coordenador do Cabo Verde Trail Series, Rui Marques, disse hoje, em conferência de imprensa no Mindelo, que já estão inscritas cerca de 200 atletas para a etapa do São Vicente Trail que arranca domingo.

No entanto, segundo Rui Marques, as inscrições podem ser feitas ainda no dia antes do arranque da prova.

Segundo a mesma fonte trouxeram a competição para São Vicente porque a ilha tem grande potencial turístico-desportivo.

Mas, referiu, além das etapas autónomas de São Vicente e Santo Antão, a perspectiva é ter, em 2026, uma etapa combinada que permita uma experiência diferente em que num dia faz-se parte da etapa em São Vicente e, no dia seguinte, continua em Santo Antão.

“Temos verificado que São Vicente tem, de facto, um potencial muito grande para este tipo de actividades, quer sozinho, enquanto etapa autónoma, quer no futuro em termos de um evento combinado em São Vicente e Santo Antão”, afirmou a mesma fonte.

Para Rui Marques, combinar diferentes ilhas e ambientes poderá aumentar o potencial da experiência turística ou desportiva e, com isso, aumentar a atractividade do próprio evento para os participantes, quer nacionais, quer internacionais.

Lembrou que o Cabo Verde Trail Series iniciou em 2019 e em 2025, fruto do crescimento da comunidade de praticantes nacionais e internacionais, o projecto passou para um modelo de seis etapas em seis ilhas distintas.

A primeira aconteceu no mês de Junho na ilha da Boa Vista, que nunca tinha recebido uma etapa da prova. 

A segunda etapa do projecto acontece, este domingo, em São Vicente, que também recebe a prova pela primeira vez.

Em Setembro, Santiago recebe a terceira etapa, em Outubro Fogo acolhe a quarta etapa, em Novembro a quinta etapa acontece em São Nicolau e em Dezembro a sexta e última etapa será na ilha de Santo Antão.

Das seis provas, os atletas só são obrigados a participar em pelo menos quatro para se apurarem para o circuito e serem considerados os quatro melhores resultados.

Conforme a mesma fonte, a primeira prova que é o Trail Longo começa às 7:30, tem aproximadamente 27 quilómetros e tem passagem por alguns dos pontos mais emblemáticos até à Baía das Gatas e volta para a cidade.

“Esta prova vai ter quatro pontos de apoio e controle. Vai ter um ponto de apoio mais ou menos aos seis quilómetros e meio, e aos 13 e aos 20”, explicou, informando que um dos pontos será na zona de Salamansa em que os participantes podem fazer o abastecimento e depois regressar.

O Trail Curto, cuja partida acontece às 08:00, é uma prova de 13,5 quilómetros que tem um ponto de abastecimento aos 6,5km, em Salamansa, e outro ponto de abastecimento na meta.

Explicou também que a caminhada, mini-trail e trail jovem, também será de 13,5 quilómetros e vai ter um ponto de abastecimento.

A partir das 09:00 principiam as actividades para crianças na praia da Laginha com  o Kids Trail,  que é uma prova para as crianças dos quatro aos 13 anos, sendo que as dos quatro a cinco anos correm 100 metros, as dos seis aos oito correm 200 metros, as dos oito aos 10 correm 300 metros, as dos 10 aos 12 correm 500 metros e as de 12 e 13 correm 800 metros.

Para a administradora executiva do Instituto do Turismo, Dilma Gomes, a ilha de São Vicente está a afirmar-se cada vez mais como um destino de excelência, pelo que, apoiar um evento como o “São Vicente Trail” é destacar que estamos a aproveitar ainda mais as potencialidades que a ilha já possui através da sua oferta consolidada.

Segundo o delegado do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), Adelino Duarte, a instituição vê no Trail Series, verdadeiramente, uma aposta ganha. 

Por isso, vincou que das simples três provas, passou a ser, hoje, uma competição grande.

“Eu espero que vocês se deliciem com o “São Vicente Trail”, que a prova corra bem e que isso vos traga de novo nos próximos anos. E com certeza o IDJ continuará a ser parceiro, porque é uma prova que projecta o bom nome de Cabo Verde”, arrematou.

CD/HF

Inforpress/Fim

Partilhar