Cidade da Praia, 07 Out (Inforpress) – O secretário adjunto principal do Gabinete de Oceanos e Assuntos Ambientais e Científicos Internacionais dos EUA realçou hoje que a Uni-CV tem criado oportunidades que permitem aos jovens cabo-verdianos estudarem e terem conexões com outras partes do mundo.
Tony Fernandes, que se encontra em Cabo Verde para uma visita de três dias, falava à imprensa esta tarde, depois de se reunir com o reitor da Universidade de Cabo Verde, José Arlindo, a quem prometeu ser um embaixador da instituição de ensino superior e trabalhar para o reforço da cooperação a nível da economia verde, azul e ambiental.
Filho de pais cabo-verdianos da ilha do Fogo, Tony Fernandes mostrou-se satisfeito e impressionado com as mudanças e o movimento da cidade da praia, mas também pelo facto de estar hoje numa universidade em Cabo Verde, algo que os seus familiares não tiveram oportunidade de fazer.
“É óptimo ter uma universidade que permite aos jovens cabo-verdianos estudarem e ter conexões com outras partes do mundo. Nos EUA há muitas conexões entre universidades e isso é óptimo, porque temos uma grande diáspora cabo-verdiana em Nova Inglaterra, em Massachusetts em particular”, disse.
Para o secretário dos Assuntos Ambientais e Científicos norte-americano é muito bom que a universidade construa essas conexões porque um dos maiores activos de Cabo Verde é educação.
“Não temos recursos naturais como o óleo e o gás, mas temos cabo-verdianos em todo o mundo fazendo coisas, então é óptimo ver que o trabalho que o reitor está a fazer, criando um ambiente positivo que permite aos alunos ter essas oportunidades”, apontou.
Tony Fernandes, que foi desafiado a ser embaixador da Uni-CV junto das autoridades norte-americanas, mostrou-se muito feliz pelo convite e prometeu ajudar a apoiar a universidade no reforço da cooperação. diversas a
“Parte da minha viagem aqui também é para focar na economia azul, verde e tecnologia ”, disse o secretário dos Assuntos Ambientais e Científicos norte-americano, adiantando que, no âmbito da parceria atlântica entre os EUA e Cabo Verde, uma delegação norte-americana está em São Vicente para procurar novas formas de parcerias e como ajudar o país a proteger o oceano.
Por seu turno, o reitor da Universidade de Cabo Verde, José Arlindo Barreto, afirmou que o encontro serviu para relançar a cooperação com as universidades norte-americanas nas áreas da economia verde, azul, a nível ambiental e da investigação.
“A nível da investigação, é uma área que já estamos a desenvolver, já tem grupos que estão a trabalhar, nomeadamente com a Bridgewater University, mas também com o Brown University e em breve, também uma equipa estará aqui para relançar a cooperação a nível de investigação”, apontou.
Durante o encontro propôs também outras formas de cooperação entre os países africanos, nomeadamente Angola e Moçambique, no sentido de desenvolverem projectos ligados à área de cyber segurança.
Tony Fernandes teve ainda a oportunidade de ministrar uma palestra sobre as iniciativas em andamento e as oportunidades de colaboração em áreas críticas para o desenvolvimento sustentável do arquipélago.
AV/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar