Cidade da Praia, 05 Jul (Inforpress) – A secretária-geral adjunta das Nações Unidas, Amina Mohammed, afirmou hoje que Cabo Verde “respira paz, democracia e a governança da inclusão”, destacando estes como "sucessos remarcáveis" no seu índice de desenvolvimento humano.
Amina Mohammed falava após a inauguração da exposição, na cidade da Praia, que celebra os 50 anos de cooperação entre Cabo Verde e as Nações Unidas, evento que marca também o meio século da independência do país.
Manifestou-se “realmente honrada” por participar na celebração, sublinhando que “celebrar dias nacionais é especial, porque isto mostra que os países estão crescendo, de suas aspirações no seu tempo e mostra também o percurso dos mesmos”.
Para Amina Mohammed Cabo Verde fez um percurso longo nos seus 50 anos, e com a agenda 2030, afirmou que haverá uma “mudança de paradigma concepcional na forma como se faz o desenvolvimento”, sendo importante focar em economias inclusivas e investimento para o desenvolvimento sustentável.
Neste sentido, apelou à junção de esforços dos países para manter os valores, na transformação dos pensamentos, e investir na humanidade, acção climática e na governança.
A secretária-geral adjunta das Nações Unidas visita Cabo Verde, para participar nas comemorações do 50.º aniversário da independência nacional e dos 50 anos de cooperação entre o país e a organização.
Esta sua visita reflecte o reconhecimento internacional do percurso de Cabo Verde como nação comprometida com os valores do multilateralismo, da paz, dos direitos humanos, da democracia e do desenvolvimento sustentável.
É também uma oportunidade para consolidar e renovar os laços históricos de cooperação entre as Nações Unidas e o Estado cabo-verdiano, visando o avanço dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável no país.
Durante a sua estada de três dias no arquipélago, a secretária-geral adjunta das Nações Unidas encontrou-se com altos representantes da Nação e cumpriu outras visitas agendadas.
No dia 04 de Julho de 1975, os 56 deputados eleitos a 30 de Junho, representando os 24 círculos eleitorais do país, reuniram-se pelas 16:30 no Salão Nobre da Câmara Municipal da Praia.
Nessa sessão, além do texto da proclamação da República de Cabo Verde, foi aprovada, por unanimidade, a Lei da Organização Política do Estado (LOPE) que atribuiu a Amílcar Cabral o título de Fundador da Nacionalidade.
A Independência Nacional foi proclamada no dia 05 de Julho de 1975 pelo presidente da Assembleia Nacional Popular, Abílio Duarte, no Estádio da Várzea, na cidade da Praia.
DG/CP
Inforpress/Fim
Partilhar