Mindelo, 24 Mar (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, considerou hoje, no Mindelo, que a “grande aposta” deve ser feita no desporto escolar, o desporto de base que é “insubstituível” para criar novos campeões.
O chefe do Governo assumiu esse posicionamento à imprensa após presidir a cerimónia de abertura da terceira edição das Olimpíadas dos Jogos Escolares que arrancaram hoje, em São Vicente.
Ao reflectir sobre o impacto destas competições sobre os actuais alunos e possíveis atletas do amanhã, Ulisses Correia e Silva assegurou ter “muito significado”.
“A grande aposta deve ser, de facto, no desporto de base. Nós temos vários desportistas de alto nível em todas as modalidades, mas o desporto escolar é insubstituível”, sublinhou a mesma fonte.
O desporto escolar, afiançou, é a base da formação na qual se cria possibilidades para se ter novos campeões.
Por isso, o Governo, esclareceu o primeiro-ministro, está a apostar em desenvolver infra-estruturas mais adequadas para a prática do desporto em todas as modalidades, embora ainda algumas estejam em falta.
Neste último quesito apontou o caso da natação, que já trouxe medalhas para Cabo Verde, não obstante a falta de piscinas olímpicas no país.
“Há intenção de o fazermos para podermos criar mais condições em termos de campeões e campeãs cabo-verdianos e cabo-verdianas, que honram depois as cores de Cabo Verde, lá onde fazem a competição”, sustentou.
Quanto à competição que principiou hoje, Ulisses Correia e Silva disse ser o “maior evento desportivo escolar” realizado em Cabo Verde, e este em São Vicente, com as condições melhoradas devido à pista de “tartan” (atletismo) inaugurado esta segunda-feira, no estádio Adérito Sena.
Já o coordenador das olimpíadas, Adriano Moreno, almejou que os jogos, que decorrem até domingo, 30, sejam “uma grande festa do desporto e da educação”, com “fair play” e transmissão de valores.
Em termos de dados, Adriano Moreno avançou que a competição reúne 945 alunos, de dez caravanas de todas as ilhas, incluindo Santiago Norte e Santiago Sul, e ainda uma comitiva de mais de 30 pessoas, entre professores, treinadores, árbitros e pessoal de apoio.
Durante esta semana, disputam-se modalidades como andebol, vólei de praia, futsal, xadrez, atletismo, desporto adaptado e basquete 3x3 nas categorias masculino e feminino, em recintos como Estádio Adérito, Polidesportivo de Oeiras, Escola Salesiana e praia da Laginha.
A cerimónia de abertura fez-se na tarde de hoje com a apresentação de todas as caravanas, ao som da batucada, sendo que a de São Vicente ficou para o fim, adornada com uma exibição de mandingas e da rainha de bateria, vencedora no último Carnaval.
O evento contou ainda com a entoação do hino nacional, Coro da Escola José Augusto Pinto, apresentação da tocha olímpica, ginastas do Clube Farense, dança e ainda actuação do artista Dieg.
LN/HF
Inforpress/Fim
Partilhar