Ribeira Brava, 09 Jul (Inforpress) – Mais de três centenas de pessoas vão beneficiar de consultas de saúde oral gratuitas no município da Ribeira, uma iniciativa que visa colmatar a carência de profissionais na área e proporcionar cuidados essenciais à população.
A missão, da organização norte-americana “Cape Verdean Women United”, que é composta por 13 médicos dentistas, chegou à ilha de São Nicolau através de uma parceria com a Delegacia de Saúde de Ribeira Brava e a Câmara Municipal.
A missão, que abrange três dias intensos de consultas, visa beneficiar mais de 300 pessoas com serviços de avaliações, limpezas e extrações dentárias.
Elvio Pereira, delegado de Saúde de Ribeira Brava, realçou a importância desta iniciativa, especialmente porque São Nicolau enfrenta uma escassez de técnicos de saúde oral.
“A missão é extremamente importante, sabendo que grande parte dos problemas de saúde que temos. uma boa parte é relacionada com problemas de saúde oral, mas também esta missão permite que as pessoas tenham este serviço aqui em São Nicolau, minimizando os custos”, afirmou.
Elvio Pereira salientou ainda que a delegacia tem como prioridade “trazer diferentes missões de serviços para São Nicolau”, seja através de equipas nacionais ou internacionais, visando não só o atendimento, mas também a formação e o intercâmbio de conhecimentos com os profissionais locais.
Paula Pina, coordenadora da comitiba, avançou que a missão visa atender cerca de 100 pessoas por dia durante três dias que estarão na ilha, concentrado principalmente em extrações dentárias e limpezas profundas.
Segundo a mesma, além dos procedimentos mais comuns, a missão também se dedica à educação em saúde bucal, ensinando as crianças a escovar os dentes corretamente e a importância da higiene, destacando que todos os pacientes recebem um kit de higiene oral completo, contendo escova de dentes, pasta, fio dental e enxaguante bucal.
A coordenadora avançou ainda que esta é a primeira missão que a organização realiza na ilha de São Nicolau, apesar de já ter estado em várias ilhas do país, destacando que apesar de problemas de transporte que condicionaram a vinda antes da equipa os trabalhos estão a decorrer na normalidade e com uma “grande procura”.
Com sede em Brockton, nos Estados Unidos da América, a organização sem fins lucrativos tem como objectivo empoderar famílias cabo-verdianas e promover o desenvolvimento de comunidades mais saudáveis e resilientes.
WM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar