Mindelo, 14 Abr (Inforpress) – O ministro da Administração Interna prometeu hoje, no Mindelo, o reforço de equipamentos e efectivos para manter a segurança na ilha e anunciou que a Polícia Nacional vai ser apetrechada com 25 novos elementos ainda este mês.
Paulo Rocha fez o anúncio ao presidir a sessão solene de comemoração do Dia da Cidade do Mindelo, assinalado como feriado pela primeira vez.
O governante assumiu que nos actuais tempos de preocupação com a segurança, as prioridades e o foco da sua intervenção são o reforço dos meios, dos equipamentos, dos efectivos, das condições de trabalho da Polícia Nacional e da Polícia Municipal.
“Ainda este mês chegará a São Vicente mais um contingente, desta feita de 25 novos agentes da Polícia Nacional, recém-formados, que terminaram já a formação e deverão reforçar a segurança nesta ilha”, garantiu.
Em curso, segundo a mesma fonte, acontece também o processo de formação dos novos efectivos que irão integrar a nova especialidade do Comando das Unidades Especiais em São Vicente, que são os “motards” (policiais em motos).
Uma unidade que, como explicou Paulo Rocha, foi criada especificamente para fazer face às zonas de difícil acesso na Cidade da Praia, mas que já provaram a sua eficácia e importância em São Vicente.
Conforme adiantou, decorre também, em simultâneo, o processo de aquisição das motos necessárias para a missão.
A questão da segurança também foi abordada pelos líderes de bancada na assembleia municipal, que pediram maior atenção e o combate a factores como pobreza e tráfico de drogas, que, acreditam, têm aumentado a criminalidade.
No caso da pobreza, o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, afiançou ser uma prioridade e um desafio, para os quais são necessários criar mecanismos flexíveis que correspondam às demandas.
“A focalização nos mais pobres como segmentos prioritários de atenção da política de protecção social não contributiva tem sido uma aposta da operacionalização do Cadastro Social Único”, considerou Augusto Neves, para quem o crescimento económico é o principal instrumento de combate à pobreza.
O evento contou ainda com a intervenção da presidente da Assembleia Municipal, Helena Fortes, que, sendo a única a discursar em crioulo, enalteceu o facto de os mindelenses sempre defenderem a sua cidade com “força e determinação” e os incitou a terem a mesma força para enfrentarem os vários desafios.
A sessão solene foi acompanhada de ecos da manifestação dos bombeiros municipais, que estiveram na Praça Dom Luís, a poucos metros da edilidade, a exigir diversos direitos.
Uma acção que foi ignorada na maioria das intervenções, à excepção do líder da bancada da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição), Anilton Andrade, que pediu a devida atenção ao assunto.
Antes disso, o ministro Paulo Rocha procedeu à entrega de duas viaturas e alguns equipamentos de segurança à Polícia Municipal.
LN/HF
Inforpress/Fim
Partilhar